Muuvit: Unidade de Educação Integral Paulo Freire, em Curitiba/PR, comemora atividades da plataforma finlandesa que estimula hábitos saudáveis entre crianças
[caption id="attachment_7684" align="alignleft" width="300"] Gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, trabalha o tema cultura de paz com as crianças.[/caption]
O primeiro semestre deste ano foi agitado na Unidade de Educação Integral (UEI) Paulo Freire, em Curitiba/PR. Isso porque 60 crianças com idades entre 6 e 12 anos, sob orientação da animada professora que trabalha com oficina de ciências e tecnologia, Sônia Domingues, participaram da aventura Muuvit. Em maio, os alunos concluíram todas as atividades propostas pelo programa e, para comemorar, realizaram um evento de encerramento no dia 3 de junho, que também contou com a presença de representantes do Núcleo Regional de Educação do Bairro Novo, das Unidades de Educação Integrada e da Prefeitura Municipal de Curitiba. O encontro foi recheado de brincadeiras relacionadas a temas importantes do Muuvit – iniciativa do Instituto Compartilhar no Brasil.
Divididos em quatro grupos, os alunos da UEI Paulo Freire passaram por quatro estações, cada uma delas com propósitos distintos e formando um circuito de atividades. Para aprender um pouco sobre cultura de paz, a garotada participou de exercícios de respiração, alongamento e meditação. Em outra estação, os alunos conheceram mais sobre grafitagem e conferiram a arte realizada no muro da UEI Paulo Freire pelo ex-aluno Claudine Ferge. O jovem fez um trabalho colorido e alegre sobre o Muuvit.
[caption id="attachment_7685" align="alignright" width="300"] Professora Sônia, chamada carinhosamente como Mãe Dinnada, anima alunos e incentiva a prática de atividades físicas.[/caption]
Nas outras duas etapas do circuito aconteceram brincadeiras que estimulam a prática de atividades físicas. Em uma delas, as crianças acertaram bolinhas feitas de jornais em cestinhas e, na outra, a atração foi o slackline, esporte de equilíbrio realizado sobre uma fita. No meio de tantas atividades, eles pararam para fazer um lanche. Se engana quem pensa que havia bolo, doces e salgados. Lá, eles se alimentaram com um sanduíche natural e suco verde, com verduras colhidas da horta da UEI pelas próprias crianças. “Foi muito legal e elas amaram o suco verde!”, contou o gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga.
“Exercícios de alongamento, atividades de movimento, ou qualquer outra atividade física motiva não só para a brincadeira no site, mas significa uma mudança de hábitos e uma melhora na condição de vida das crianças”, disse Sônia para o portal Cidade do Conhecimento da Prefeitura de Curitiba. O Muuvit foi um estímulo importante para o aluno Gustavo de Araújo Nascimento, 11 anos, manter hábitos de vida saudáveis: “estou aprendendo a desapegar do celular e da televisão para ter uma vida com mais disposição”, contou em entrevista cedida para o veículo.
[caption id="attachment_7686" align="alignleft" width="300"] Evento de encerramento do Muuvit na UEI Paulo Freire conta participação de representes do Instituto Compartilhar, do Núcleo Regional de Educação do Bairro Novo, das Unidades de Educação Integrada e da Prefeitura Municipal de Curitiba.[/caption]
Além da professora Sônia e do coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill, estiveram presentes no evento de encerramento o gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando -, professores e direção da UEI Paulo Freire, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) do Bairro Novo, Josiane Santos e a responsável pelas UEIs, Bernadete Kurek. Também marcaram presença Marcelo Padilha da equipe de projetos educacionais da Prefeitura de Curitiba e a Relações Internacionais, Lucymara Krasnhak.
O Muuvit é uma plataforma on-line gratuita, criada na Finlândia, que combina aprendizagem com exercícios físicos e uma vida mais saudável. Ao se exercitarem, as crianças acumulam pontos e podem viajar virtualmente por cidades da América do Sul, aprendendo de forma divertida e interdisciplinar: aritmética, cultura, geografia humana, turismo, saúde, culinária, idiomas, técnicas de comunicação não-violenta e muito mais. Na UEI Paulo Freire, o programa foi iniciado no primeiro semestre de 2015 e, desde o início, a adesão foi muito positiva. Maxwill contou que Sônia é muito criativa e que ela teve várias iniciativas legais que se encaixaram perfeitamente no contexto da plataforma.
Uma ideia que chamou bastante a atenção do coordenador do Muuvit no Brasil foi a criação do Diário de Bordo: cada dia era vez de um aluno levar um macaquinho de pelúcia para casa e escrever um resumo sobre as aventuras que tiveram junto com ele em casa. Sônia também aproveitou o conceito do Muuvit para promover uma caminhada com os alunos até um centro de reciclagem da região, onde abordou o tema sustentabilidade. Além disso, conseguiu mobilizar cerca de 40 pais e responsáveis para fazer um passeio ciclístico junto as crianças ao redor do quarteirão da UEI Paulo Freire.
Parceiros do Muuvit no Brasil: aporte financeiro da Embaixada da Finlândia, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).
Fotos: Divulgação IC.