Alunos aproveitam evento realizado pelo Núcleo São Vicente – Campinas/SP para aprender situações de jogo diferentes
[caption id="attachment_7658" align="alignleft" width="300"] Alunos de categorias diferentes participam de festival de minivôlei no Núcleo São Vicente.[/caption]
O festival de minivôlei promovido no dia 25 de junho pelo Núcleo São Vicente proporcionou experiências novas às crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede em Campinas/SP. O evento reuniu alunos de categorias diferentes que puderam jogar juntos e dividir o que aprenderam durante as aulas de minivôlei. Para os professores Antonio Carlos e Laerte Rodrigues, o resultado desta integração foi bastante positivo, pois eles observaram que os alunos praticaram os valores ensinados na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. A reação da garotada era de felicidade em participar das atividades.
O evento teve início com um bate-papo entre os participantes sobre a importância do evento. Em seguida, cerca de 60 alunos das categorias Mini 3×3, Mini 4×4 e Vôlei – e alguns da categoria iniciante, Mini 2×2 – se misturaram e foram para as quadras se divertir com os colegas. Eles jogaram em quadras das categorias Mini 3×3 e Mini 4×4 e, ao final, contaram aos professores o que acharam.
Para os alunos mais novos, o evento possibilitou entender diferentes situações de jogo, já que eles experimentaram o esporte em uma categoria acima da deles, com mais integrantes nas equipes, com bolas de pesos distintos e com redes em alturas um pouco mais elevadas. Estes fatores contribuíram para que eles entendessem as próximas etapas a que serão submetidos dentro do projeto Vôlei em Rede, bem como motivaram a garotada a continuar frequentando as aulas.
[caption id="attachment_7659" align="alignright" width="300"] Troca de experiências sobre voleibol e valores é a principal característica do evento.[/caption]
“Eu gostei muito de jogar ocupando outros espaços e com um número diferente de pessoas”, explicou contente o aluno Marcos Vinicius Carvalho, 10 anos, do Mini 2×2. A aluna da mesma categoria, Nathaly da Silva, 10 anos, percebeu a diferença de regras entre as categorias. “Achei muito diferente, pois nós não podemos passar a bola direto e eles podem”, explicou referindo-se a não obrigatoriedade de realizar três toques no Mini 2×2. Na oportunidade, os professores aproveitaram para explicar a importância da metodologia e a função dos fundamentos do voleibol.
“Os alunos mais velhos puderam reviver situações anteriores, retomando a caminhada que fizeram para chegarem onde estão e também aplicar valores importantes, principalmente cooperação, responsabilidade e respeito ao jogarem juntos e auxiliarem os colegas mais novos”, explicou Laerte Rodrigues. Os alunos ainda não tinham participado de um evento de integração como este. Os professores contaram que se surpreenderam com a satisfação demonstrada pela garotada e que não esperavam que algo tão simples como reuni-los para conversar e jogar pudesse causar tanta emoção e entusiasmo.
Fotos: Divulgação IC.
Parceiros dos Núcleos Campinas/SP: Prefeitura Municipal de Campinas, Brasil Kirin e com apoio da Sanasa.