Muuvit chega a Pinhais/PR, região metropolitana de Curitiba
[caption id="attachment_7132" align="alignleft" width="169"] Gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, capacita professores para o programa na Escola Municipal João Leopoldo, em Pinhais/PR.[/caption]
O Muuvit continua em expansão! Desta vez, crianças de Pinhais/PR terão a oportunidade de experimentar o programa finlandês que estimula hábitos de vida saudável ao mesmo tempo em que ensina conteúdos interdisciplinares. A plataforma, online e gratuita, chegou à cidade por meio da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação. No dia 30 de julho, o gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e responsável por coordenar o Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, se encontrou com diretores de escolas municipais interessados em levar o programa para dentro das suas escolas. Já no dia 5 de agosto, foi a vez de capacitar os professores que irão desenvolver a aventura com a garotada.
Por enquanto, só farão parte da aventura alunos da quarta série do ensino fundamental de escolas que têm estrutura de informática para receber o programa. “Navegar na plataforma é muito simples, o mais importante é a pessoa saber ensinar, criar um ambiente de aprendizagem. Conversamos com os professores sobre educação e sobre o Muuvit. Fizemos algumas atividades com movimento e algumas de cultura de paz, que são um dos focos do projeto”, explicou Max sobre o encontro realizado no dia 5, na Escola Municipal João Leopoldo. Os materiais utilizados para a aventura nas escolas serão entregues ainda no mês de agosto para que em setembro seja possível iniciar as atividades da plataforma.
[caption id="attachment_7133" align="alignright" width="169"] Max explica como o Muuvit funciona.[/caption]
O Muuvit teve início na Finlândia em 2009 e ao se exercitarem as crianças acumulam pontos e podem navegar por cidades da América do Sul e aprender temas como aritmética, cultura, geografia humana, turismo, saúde, culinária, técnicas de comunicação não-violenta e muito mais. A plataforma chegou ao Brasil, em 2014, pela Rems e o Instituto Compartilhar decidiu gerenciá-la pela afinidade com os princípios do programa. Em outubro do mesmo ano, a plataforma partiu para São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, na Escola Municipal Santa Rita. A iniciativa deu certo, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o projeto foi implantado também em 33 escolas do Rio. Desta vez, o projeto partiu para outra cidade da região metropolitana de Curitiba, em Pinhais.
Fotos: Divulgação IC.
Parceiros do Muuvit no Brasil: aporte financeiro da Embaixada da Finlândia, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).