Núcleo Guaratuba/PR mostra aos alunos a importância do trabalho em equipe de maneira muito criativa
[caption id="attachment_6949" align="alignleft" width="300"] Da esquerda para direita, os alunos Gabriel, Nathaly, Iana e Vitor são os Reis e Rainhas da Quadra.[/caption]
Durante as aulas de minivôlei dos meses de agosto e setembro, os alunos da categoria Vôlei do Núcleo Guaratuba experimentaram uma atividade diferente, chamada Rei e Rainha da Quadra. O objetivo foi trabalhar a importância da colaboração entre os integrantes de uma equipe por meio de jogos animados de voleibol. O resultado foi bastante positivo e, no dia 14 de setembro, os adolescentes se reuniram para descobrir os vencedores da brincadeira, participar de sorteios, assistir a um filme escolhido por eles mesmos e lanchar. Tudo isso com muita empolgação e alegria. Os jogos e as comemorações aconteceram no Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, sede das aulas do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná.
Para realizar a brincadeira, a professora do núcleo, Cássia Graciotto, formou diferentes equipes a cada aula, para que todos pudessem jogar entre si. O resultado de cada um era anotado individualmente ao final das partidas e aqueles que conquistaram o maior número de vitórias no período receberam o título de Rei e Rainha da Quadra. Ao todo foram realizados 11 jogos. Segundo a professora, o evento serviu para fortalecer a importância da união: “a força de uma equipe está no conjunto e não apenas no talento individual”.
[caption id="attachment_6950" align="alignright" width="300"] Camisetas e coroas foram confeccionadas exclusivamente para os primeiros colocados da atividade.[/caption]
Depois de um mês e meio de jogos, no dia 14 de setembro, foi organizada uma festa de premiação, com direito a cinema e lanche. Os alunos descobriram quem foram os ganhadores e conversaram sobre a atividade, que teve como fontes de inspiração frases escritas pelo diretor presidente do Instituto Compartilhar e técnico de voleibol, Bernardinho. Eles mesmos concluíram que apesar de alguns alunos terem ganhado mais jogos que outros, eles apenas conseguiram as vitórias com a ajuda dos outros. O que mostra como é importante o trabalho em equipe, ou seja, a força está no conjunto e não apenas no talento individual. “Essa conclusão é tão certa que se percebeu que os dois alunos mais fortes (tecnicamente melhores) não alcançaram o maior número de vitórias”, avalia Cássia.
Na festa, participaram de um sorteio de brindes (por meio da compra de rifas que tornou o lanche viável) e, por último, assistiram ao filme “Maze Runner”, escolhido pelos próprios alunos, mas que segundo Cássia, coincidentemente, o filme ajudou a reforçar valores como cooperação e autonomia trabalhados pelo projeto.
Após vencer uma partida, o aluno Gabriel Ferreira, 14 anos, percebeu que teria chance de ser rei da quadra. E não é que ele estava certo? Junto com ele também ganharam a brincadeira os alunos Iana Natalino, Nathaly de Mello e Vitor Carvalho. Eles foram coroados e receberam camisetas personalizadas para a atividade.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.