Conversa sobre vida ativa apresenta iniciativas globais e locais aos universitários de Curitiba/PR
[caption id="attachment_6905" align="alignleft" width="300"] Participantes aproveitam pôr do sol e aula aberta de Tai-Chi-Chuan na quadra de futebol da Universidade Positivo.[/caption]
Em Curitiba/PR, na Universidade Positivo, mais de 130 acadêmicos de educação física participaram de uma conversa sobre o tema: “Vida Ativa: iniciativas globais e locais”, na quarta-feira, 23 de setembro. Para debater e apresentar o panorama atual estavam presentes a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Juliana Soares, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) de Curitiba, Simone Cristina Iubel e do Instituto Compartilhar, o gestor de conhecimento da entidade e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga – o Max. O Secretário da Smelj, Aluísio Dutra Junior, esteve na abertura do evento.
Antes dos estudantes se dirigirem ao auditório, quem chegou mais cedo pôde aproveitar uma aula aberta de Tai-Chi-Chuan na quadra de futebol da universidade com o professor Jorge Jefremovas da instituição Senda Kung-Fu. A intenção era introduzir a discussão de vida ativa, praticando uma atividade que envolvesse movimento. Os praticantes trabalharam tonicidade muscular, flexibilidade, coordenação motora, memória e equilíbrio, características da modalidade. No auditório, meninas de 10 e 11 anos fizeram apresentação de ginástica rítmica, já aguçando a discussão da importância da atividade física infantil.
[caption id="attachment_6906" align="alignright" width="300"] Juliana Soares, do PNUD, apresenta plataforma Desenhado para o Movimento.[/caption]
Após toda introdução ao tema, o evento foi dividido em duas partes, sendo que na primeira os palestrantes fizeram suas apresentações. Juliana Soares do PNUD deu foco principalmente na plataforma Desenhado para o Movimento (designedtomove.org) que detalha a epidemia global de inatividade física e como as organizações podem atuar coletivamente no combate. Sobre as iniciativas locais, Simone Iubel apresentou o que a Smelj tem oferecido de oportunidades para população de Curitiba ser mais ativa. Por último, Max apresentou o Muuvit, programa finlandês que estimula crianças a praticarem atividades que envolvam movimento para acumular pontos e viajar virtualmente pela América do Sul aprendendo características interdisciplinares de cada cidade.
Após o intervalo servido de frutas e sucos naturais – para estimular alimentação saudável -, os universitários puderam conversar com os profissionais e esclarecer as mais diversas dúvidas. O formato dinâmico facilita a discussão, levando o expectador a participar ativamente da proposta. “O Circuito de Palestras foi muito bom. Achei o tema de grande importância para aprendizagem dos alunos”, comenta um participante em avaliação anônima. Para Juliana Soares, que se deslocou de São Paulo para Curitiba para contribuir ativamente no evento, ficou satisfeita com o que presenciou. “A iniciativa do Circuito de Palestras é fantástica e a experiência foi inspiradora”, avalia. “Obrigada Instituto Compartilhar pelo convite”, finaliza.
[caption id="attachment_6907" align="alignleft" width="300"] Segunda etapa desta edição do Circuito de Palestras dá oportunidade para universitários esclarecerem suas dúvidas de forma descontraída e informal.[/caption]
O Circuito de Palestras 2015 do Instituto Compartilhar acontece em parceria com a Faculdade Dom Bosco, Universidade Federal do Paraná (UFPR), UniBrasil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Positivo e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Em abril o evento foi realizado na UFPR, quando foram discutidos os resultados e o impacto de projetos socioesportivos para o desenvolvimento humano; e em maio, na UniBrasil, com a presença super especial da levantadora de voleibol e campeã olímpica, Fofão, para falar sobre o atleta como inspiração para as novas gerações; em julho, a atividade aconteceu na Faculdade Dom Bosco e debateu sobre diferentes visões para combater a obesidade. Os interessados na próxima edição devem ficar atentos no blog e página do facebook do Compartilhar para fazer as inscrições.
Fotos: Divulgação IC