Talento Olímpico do Paraná, iniciativa do Governo do Estado, investe em quatro alunos e um professor do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná
[caption id="attachment_6416" align="alignleft" width="300"] Aluna do Núcleo Guaratuba/PR, Kelly Kepka, é escolhida pelo programa Talentos Olímpicos do Paraná.[/caption]
Com foco em oportunizar aos jovens estudantes de escolas públicas a possibilidade de construir uma carreira esportiva, o Governo do Paraná desenvolveu, em 2011, o Talento Olímpico do Paraná (TOP). Esse ano, o TOP 2016 visa as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 e/ou 2020 e, por meio da oferta de bolsas-esporte, tem incentivado cada vez mais pessoas. Exemplo disso é a aluna Kelly Kepka, e os alunos Gabriel Gruber, Thómas Emanuell Hey, Julio Samuel Kulka, do Núcleo Pitanga, ambos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol do Paraná do Instituto Compartilhar, que agora recebem o apoio do programa.
Sempre pronta para ajudar os colegas, a aluna Kelly, impressionou a professora Cássia Graciotto desde que entrou no projeto. Segundo a ela, a menina é bastante dedicada em tudo o que faz, tanto nos estudos quanto nas aulas de Minivôlei. “Uma aluna atenciosa e responsável, com boas notas e excelente comportamento”, disse Cássia orgulhosa. O sonho de Kelly é ser jogadora de voleibol e a bolsa-esporte foi um grande estímulo para ela. “Agora tenho um incentivo a mais para ir em busca do meu sonho”, contou empolgada.
[caption id="attachment_6156" align="alignright" width="225"] Kelly conduz tocha e acende pira na abertura regional dos Jogos Escolares do Paraná, em Guaratuba.[/caption]
A participação especial da aluna na abertura da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná na cidade já foi um resultado do programa TOP. Sob o comando de Cássia, o Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, sede do Núcleo Guaratuba, foi o único representante do município que disputou as provas de voleibol e Kelly foi a aluna escolhida para conduzir a tocha e acender a pira.
Já os meninos do Núcleo Pitanga reconhecem a diferença que o esporte trouxe a suas vidas. “Encontrei no esporte uma forma de melhorar minha vida” contou Julio, 14 anos, que entrou no projeto por lazer e não imaginava que poderia ir longe com o esporte. A mãe do garoto, Maristella Minosso, tem orgulho do menino e revelou: “poder ver um filho crescer como ser humano através do esporte é gratificante”.
[caption id="attachment_6417" align="alignleft" width="300"] Meninos do Núcleo Pitanga/PR participam das aulas de minivôlei do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná ministradas pelo professor Vilson José Scherpinski, que também participa do programa Talentos Olímpicos do Paraná.[/caption]
Gabriel, 14 anos, contou que o esporte lhe ajudou bastante no desenvolvimento de valores, “me tornei mais responsável, cuido mais dos meus horários e me organizo melhor”. O professor do Núcleo Pitanga, Vilson Jose Scherpinski, também está participando do programa Talentos Olímpicos do Paraná, na categoria TOP Técnico Formador, exclusiva para técnicos que treinam atletas ou equipes que participam de competições escolares nos esportes olímpicos e paralímpicos no Estado do Paraná.
As bolsas conquistadas pelos alunos são um reconhecimento do trabalho realizado pelo projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. Com carinho e dedicação, os professores ensinam valores de cooperação, responsabilidade, respeito, autonomia, autoestima e superação, refletidos nessa conquista individual de cada aluno. O programa Talento Olímpico do Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Instituto Paranaense de Ciência do Esporte.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.