Festival Jogando pela Paz incentiva atitudes de respeito entre os alunos do Núcleo Guaratuba/PR
[layerslider id="18"]
O fair play, termo que em português significa jogo limpo, foi um dos principais temas abordado no Festival Jogando pela Paz, realizado pelo Núcleo Guaratuba/PR no dia 25 de abril. Durante o evento, os alunos da categoria Mini 3x3 do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná participaram de jogos, confeccionaram cartazes e, para repor as energias, fizeram um lanche coletivo que integrou ainda mais as crianças e adolescentes.
Os alunos foram divididos em dois grandes grupos: enquanto um participava dos jogos de voleibol, o outro desenvolvia cartazes sobre cultura de paz. As partidas intercalaram os times para que as crianças e adolescentes pudessem aproveitar o maior número de jogos possíveis. Alguns alunos da categoria Vôlei auxiliaram na arbitragem e também ficaram responsáveis por observar e avaliar a postura dos alunos quanto ao tema do festival. No final, houve premiação as equipes “fair play”.
Para a produção dos cartazes sobre cultura de paz, a professora do núcleo, Cássia Graciotto, aproveitou o conteúdo do Esporte sem Violência, iniciativa do programa Escolha Certa do Instituto Compartilhar. Os alunos leram bastante sobre o tema e produziram cartazes criativos e com mensagens inspiradoras. Os melhores trabalhos, votados pelos alunos da categoria Vôlei, foram premiados. Entre a troca dos grupos para a realização das duas atividades do evento, foi servido um lanche com bolachas, barrinhas de cereal e sucos de laranja e maçã. O momento alegrou a turma e manteve o clima de união e respeito entre eles. A avaliação do evento foi realizada por meio de um cartaz em que os alunos puderam, além de deixar suas opiniões, colar figuras de corações vermelhos, bolinhas amarelas e azuis, correspondentes ao gostei muito, gostei um pouco e não gostei, respectivamente.
O Programa Escolha Certa – Esporte sem Violência, faz parte do programa educacional do Compartilhar. Os materiais (guia, vídeo e atividades) levam os adolescentes a refletir sobre a cultura de paz e entender a diferença entre conflito e violência. Com uma linguagem leve, trabalha também o estilo de resolução de conflitos de cada um: acomodado, evitador, agressivo, acordo favorável e colaborador. O conteúdo foi elaborado pelo Compartilhar em parceria com o extinto projeto Não-Violência.
Fotos: Divulgação IC
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.