Acadêmicos de educação física da Faculdade Dom Bosco, em Curitiba, conhecem trabalho desenvolvido pelo Instituto Compartilhar
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A Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol foi tema principal durante alguns encontros realizados entre profissionais do Instituto Compartilhar e acadêmicos de educação física da Faculdade Dom Bosco, em Curitiba. No dia 18 de abril aconteceram apresentações teóricas a três turmas do período da noite e, no dia 20, estudantes do período da manhã tiveram a oportunidade de ir até o Núcleo Central do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná para vivenciar a metodologia na prática. Foram momentos bastante produtivos.
No primeiro dia (18) o analista de projetos do Instituto Compartilhar, Vinicius Petrunko, foi até a faculdade e conversou com acadêmicos do 2º período sobre a importância de fazer planejamento para as aulas de educação física. Já para os estudantes de duas turmas do 5º período, ele apresentou o Instituto Compartilhar e explicou como funciona a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. Os assuntos foram escolhidos conforme a disciplina de aula dos acadêmicos e solicitação dos professores.
No segundo dia (20) o local para a troca de conhecimentos foi o Núcleo Central do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. Durante a visita, os alunos do Compartilhar estavam em aula e os acadêmicos da turma do 5º período da manhã puderam visualizar melhor o que os coordenadores técnicos da entidade, Kátia Keller, Vinicius Petrunko e Tatiana Ribas falaram durante um bate-papo mais descontraído.
A professora de educação física da Faculdade Dom Bosco e responsável pela disciplina Pedagogia do Esporte, Elisangela Ananias, já conhecia o projeto e sabe bem os resultados do trabalho desenvolvido, pois suas duas filhas praticam as aulas de minivôlei. Por conhecer a entidade, ela pediu que os profissionais explicassem aos acadêmicos alguns pontos principais como a inserção de valores durante a prática esportiva (cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia) e a não necessidade de apitos para chamar a atenção das crianças de adolescentes. “Essa experiência em campo é muito importante”, avaliou Elisangela.
Os coordenadores do Instituto Compartilhar também explicaram aos acadêmicos sobre a possibilidade de adaptar a metodologia a outros esportes e realidades de trabalho, visto que muitos deles não têm como foco o voleibol. Os acadêmicos ficaram à vontade para esclarecer dúvidas e, em quadra, durante algumas atividades das aulas, eles interagiram com as crianças e adolescentes do projeto.
Coincidência ou não, dois acadêmicos já foram alunos do Instituto Compartilhar em Curitiba. Maiara Prohmann, 20 anos, tem lembranças boas das aulas de minivôlei e ficou contente em realizar a visita ao Núcleo Central. Ela contou que gostava muito do incentivo dado aos estudos, pois os professores acompanhavam as notas escolares dos alunos, e lembrou com carinho da importância dada à ética no esporte por meio dos alunos fair play. “A gente se empenhava para estar aqui”, contou.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.