Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG
[layerslider id="12"]
As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG se reuniram, no dia primeiro de abril, para participar do Festival de Boas-vindas, o primeiro evento do ano deles. Brincadeiras, atividades de valores e, é claro, voleibol, marcaram o encontro dessa garotada do projeto Vôlei em Rede, que foi realizado na quadra da Escola Municipal Coronel Pedro Vieira, sede do Núcleo Campinho. O objetivo foi promover a integração entre os alunos e eles não só adoraram, como pediram por mais.
O período da manhã foi destinado as crianças da categoria Mini 2x2 (9 e 10 anos). Elas participaram de várias brincadeiras, uma delas foi o alfabeto humano em que os alunos reproduziram a palavra cooperação. A outra foi uma corrida maluca que precisou da ajuda de todos para dar certo. “Foi muito legal!”, avaliou a professora do Núcleo Campinho, Juliana Montebrune. A aluna Ana Clara da Silva, 9 anos, do mesmo núcleo, concordou: “adorei, quero mais!”.
No período da tarde, as crianças e adolescentes das categorias Mini 3x3, Mini 4x4 e Vôlei foram divididas em dois grupos que se revezaram para participar dos jogos e das atividades de valores realizadas na sala de internet da escola. Nessa atividade, eles assistiram a vídeos e conversaram com os professores sobre cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia. “Gostei muito, devia ter todo mês”, afirmou Mateus dos Santos, 14 anos, da categoria Mini 4x4 do Núcleo Campinho. Durante os jogos dos dois períodos, as equipes foram formadas por integrantes dos dois núcleos.
A cooperação esteve em alta durante todo o Festival de Boas-vindas, pois além das atividades de valores a garotada exerceu a arbitragem dos jogos, levou lanche para a confraternização e ajudou a manter a limpeza do local. Esse foi o primeiro evento em que as atividades foram inteiramente criadas pelos professores, sem a intervenção da coordenação. De acordo com a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, isso foi muito positivo, pois favoreceu a autonomia dos profissionais.
Kátia esteve presente na comemoração e revelou que a organização estava impecável: “é sempre bom ver o brilho nos olhos e a felicidade dos alunos jogando e se divertindo, sem contar a melhora no nível técnico que foi visível. Parabenizo os professores Juliana Montebrune e Marcos Vinícius da Silva pelo trabalho que ambos vem realizando a frente dos Núcleos Lagoa Santa”. O transporte dos alunos do Núcleo Santos Dumont foi cedido pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, parceira do projeto Vôlei em Rede na cidade.
Fotos: Divulgação IC
Parceiros dos Núcleos Lagoa Santa/MG: Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e Uptime.