Núcleo Central, em Curitiba, promove jogos de voleibol e exibe museu sobre os 18 anos de história do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná
[layerslider id="10"]
A Copa Super Vôlei, evento promovido aos alunos desta categoria do Núcleo Central, em Curitiba, foi um sucesso. Cerca de 170 pessoas estiveram reunidas durante os dois períodos do dia 28 de novembro para participar, assistir a jogos acirrados de voleibol e aprender um pouco sobre os 18 anos de história do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná em Curitiba. A garotada da categoria Super Vôlei entrou em quadra com equipes convidadas de várias instituições da região e colocaram em prática o que aprenderam com o esporte. Paralelamente foi realizado um quadrangular aos ex-alunos do projeto, que não só se divertiram como também ajudaram na arbitragem da Copa Super Vôlei.
A abertura do evento contou com um exercício de solidariedade. Na confirmação de inscrição, os participantes entregaram brinquedos para a campanha de Natal da Associação Cristã de Assistência Social (Acridas). Marcaram presença as equipes da Associação Atlética Banco do Brasil, do Clube Duque de Caxias, Colégio Estadual do Paraná, Colégio Marista, Colégio Militar de Curitiba, Colégio Profª Maria Balbina Costa Dias, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba e dos municípios de Paranaguá e Piraquara.
A professora Tatiana Ribas, do Núcleo Central, disse que um dos objetivos da Copa Super Vôlei foi contar um pouco sobre os 18 anos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: “o tema ‘compartilhando uma história de sucesso’ foi idealizado pelos próprios alunos da categoria Super Vôlei ainda no começo do ano”. A iniciativa proporcionou, além dos jogos, a realização de duas oficinas: um museu onde foram expostas recordações desde o início do projeto na capital paranaense; e a gravação de vídeos em homenagem ao diretor-presidente do Instituto Compartilhar e técnico de voleibol, Bernardinho. Depois de editados, os vídeos serão enviados a ele.
Tatiana contou que o conteúdo do museu ficou resumido, porém explicativo: “foram expostas fotos de eventos e a evolução dos nomes e logos que marcaram o projeto, bem como a história do Rexona (equipe de alto nível que representou Curitiba na Superliga feminina de vôlei)”. A aluna Bruna Prado, 16 anos, da categoria Super Vôlei, gostou do que viu no museu: “foi muito legal entender como essa linda história começou, agradeço o projeto pela oportunidade”.
A professora Rosana Rocha, também do Núcleo Central, acredita que o evento foi um sucesso. “Gostei muito. Conseguimos mostrar para as pessoas as conquistas do projeto nestes últimos 18 anos e os participantes socializaram muito bem”, comentou Rosana. A aluna Mariana Siqueira, do Colégio Estadual Duque de Caxias, destacou a organização do evento: “foi tudo bem elaborado, os jogos foram divertidos e prevaleceu a cooperação”. Já o professor da equipe da Prefeitura de Curitiba parabenizou os organizadores pelo incentivo ao esporte. “O evento foi tão organizado como os tantos outros que já participei aqui no Núcleo Central, isso sim é promover o voleibol”, destacou. Ao término de cada partida, as equipes votaram nos alunos destaque e Fair Play.
Já o quadrangular, idealizado pelos ex-alunos, buscou reunir aqueles que participaram da primeira turma da categoria Super Vôlei do Núcleo Central. Além de jogarem muito voleibol e matarem a saudade dos professores, os ex-alunos também auxiliaram na organização e arbitragem dos jogos. Desta forma, eles vivenciaram os valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, como a cooperação, a responsabilidade, o respeito e a autonomia.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.