Área restrita SIGIC

13/05/2026

Durante sua passagem por Curitiba (PR), em maio, Bernardinho participou de duas palestras voltadas ao público empresarial e também reservou um momento para conversar com a equipe do Instituto Compartilhar. O encontro foi marcado por reflexões sobre propósito, liderança, educação e o impacto que o trabalho desenvolvido pela instituição gera na vida de crianças e adolescentes.

Nos dias 12 e 13 de maio, Bernardinho esteve na capital paranaense para ministrar palestras no Clube Curitibano e no Graciosa Country Club. Em ambas as ocasiões, o cachê foi integralmente revertido ao Instituto Compartilhar, fortalecendo as ações realizadas pela instituição por meio do projeto Vôlei em Rede.

Além dos compromissos públicos, o fundador do Instituto Compartilhar reuniu-se com colaboradores da área administrativa, coordenadores, além de professores e estagiários do Núcleo Central Curitiba/PR. Durante a conversa, relembrou a missão que deu origem ao Instituto: compartilhar os valores do esporte com crianças e adolescentes, ampliando oportunidades de desenvolvimento por meio do voleibol.

Ao falar sobre o trabalho realizado diariamente pela equipe, Bernardinho destacou a importância de cada profissional no processo de formação dos alunos.

Todos os dias temos a oportunidade de impactar positivamente a vida das pessoas que passam pelo Compartilhar. Uma vida mudada é de importância brutal. Isso é o que realmente conta”, afirmou.

Reflexões que fortalecem o trabalho diário

A visita também foi uma oportunidade para que professores e colaboradores compartilhassem impressões sobre o encontro e refletissem sobre a relevância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Compartilhar.

Para o professor Ademilson Lara, do Núcleo Central - Curitiba/PR, a conversa reforçou a dimensão do papel desempenhado pelos educadores. “Foi destacado como a inserção de valores em todas as categorias fortalece não apenas o aprendizado esportivo, mas também o desenvolvimento social dos alunos. Bernardinho reafirmou a importância que cada educador representa na vida dos alunos, não somente no aprendizado esportivo, mas também como referência em suas atitudes e ações diárias”, relatou.

Jaqueline Gomes de Souza, da equipe administrativa e financeira, destacou o caráter inspirador da experiência. “Ouvir suas experiências e conhecer um pouco mais da pessoa por trás de tantos resultados reforçou em mim a importância de acreditar no propósito, valorizar as pessoas e buscar ser melhor a cada dia”, afirmou.

Para a professora Rosana Rocha, o encontro trouxe reflexões que vão além do esporte. “Mais do que uma palestra, tivemos uma verdadeira aula sobre liderança, disciplina, propósito e, principalmente, valores. Cada palavra compartilhada trouxe reflexões profundas sobre esforço, trabalho em equipe e a importância de nunca desistir, mesmo diante dos desafios”, destacou.

O estagiário Alexandre de Oliveira Santana também ressaltou a mensagem de perseverança transmitida durante a conversa. “Bernardinho nos incentivou a seguir firmes não apenas com o projeto Vôlei em Rede, mas também com nossos projetos pessoais. Foi um encontro marcante, repleto de motivação, reflexão e fortalecimento para seguirmos em frente com ainda mais determinação”, comentou.

A visita reforçou o compromisso que orienta o trabalho do Instituto Compartilhar desde sua criação: utilizar o esporte como instrumento de educação e desenvolvimento humano, gerando impactos positivos que permanecem por toda a vida.

São parceiros institucionais do Instituto Compartilhar: Editora Sextante,Delírio Tropical,Bosisio Macedo Soares Advogados e IRKO Consultoria