Área restrita SIGIC

11/12/2025

O Núcleo Central - Curitiba/PR do projeto Vôlei em Rede, iniciativa do Instituto Compartilhar, realizou, no dia 11 de dezembro de 2025, seu Festival de Encerramento, marcando o fim de um ano de muitas conquistas para alunos e famílias. O evento, realizado no Campus da Secretaria de Esporte do Paraná, reuniu crianças, adolescentes, responsáveis e professores em um dia pensado para celebrar tudo o que foi construído ao longo do ano.

As atividades foram preparadas com cuidado e criatividade pelos professores do núcleo contando com brinquedos infláveis, brincadeiras com água e diferentes jogos garantiram alegria e interação entre os participantes, criando um ambiente leve e acolhedor para encerrar o ciclo de 2025.

Para o coordenador técnico pedagógico do projeto Vôlei em Rede no Paraná, Josmar Coelho, o festival representou mais do que um evento esportivo. “O Festival de Encerramento foi um momento especial que coroou o trabalho de um ano inteiro. Para marcar essa celebração, os professores prepararam atividades diferenciadas, pensadas com carinho para proporcionar experiências marcantes a todas as crianças e famílias envolvidas no projeto.”

Entre os momentos mais marcantes do dia esteve a confecção de biscoitos natalinos, atividade que envolveu crianças e familiares. “Um dos momentos mais especiais foi a confecção de biscoitos natalinos, atividade que, além de estimular o envolvimento de todos, resgatou de forma afetiva o sentimento de Natal, união e família”, destacou Josmar.

O voleibol, essência do projeto Vôlei em Rede, esteve presente durante todo o evento. Mini quadras foram montadas no gramado do Campus da Secretaria de Esporte, além das quadras de areia, permitindo que todos os alunos jogassem, praticassem e celebrassem o esporte que os conecta. Para fechar o dia, a distribuição de picolés trouxe ainda mais alegria, especialmente por conta do calor.

A participação das famílias reforçou a importância do Instituto Compartilhar na vida dos alunos. Patricia Saviski, mãe de Pietro Kenji Saviski Maciel, de 10 anos, Mini 2x2, compartilhou sua percepção sobre o evento. “Dia perfeito para eles. Um dia muito gostoso. Aproveitaram bastante na quadra, lá fora, com os brinquedos infláveis. Trabalho incrível. Fico muito feliz que meu filho faz parte desse projeto. Obrigada, até ano que vem.”

Para os alunos, o festival foi uma oportunidade de reforçar laços, criar novas amizades e viver experiências que vão além da competição. Gustavo Pereira de Medeiros, de 15 anos, categoria Vôlei, destacou a importância do trabalho em equipe e das vivências proporcionadas pelo evento. “Eu achei que é uma ótima experiência de jogar. Porque você se entrosa mais com os seus amigos, faz novas amizades, como eu fiz bastante, e você passa a tarde toda jogando.”

O clima de alegria e companheirismo também foi lembrado por Pedro Aron Martins dos Reis, de 13 anos, Mini 3x3. “O festival de encerramento de vôlei foi um momento muito especial e divertido para todos. Além das partidas de vôlei, tivemos atividades diferentes que animaram ainda mais o evento.”

Yan Apetz Cavalcanti, de 15 anos, categoria Vôlei, ressaltou a organização e a diversidade das atividades. “O festival de encerramento foi um evento completo! Incluindo brincadeiras aquáticas e vôlei. Foi um evento muito bem-organizado e divertido para todos!”

O Festival de Encerramento do Núcleo Central - Curitiba/PR cumpriu seu propósito de celebrar o ano letivo reforçando valores como cooperação, respeito, responsabilidade e autonomia, além de deixar memórias afetivas que acompanham os alunos para além da quadra. Mais do que fechar um ciclo, o encontro fortaleceu vínculos e renovou a motivação para a continuidade do projeto Vôlei em Rede em 2026.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, Volvo, Klabin, Colégio Positivo, Instituto Stone, Rumo, Cimento Itambé, S&C Electric Brasil, Arotubi, Sysmex, RDP, Unimed Paraná e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.