Área restrita SIGIC

03/12/25

Para marcar o encerramento das atividades de 2025 e celebrar o último ciclo de muitos alunos do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro (RJ), o Núcleo Leblon, localizado na Escola Municipal George Pfisterer, sediou, no dia 3 de dezembro, um grande campeonato de vôlei envolvendo adolescentes de seis núcleos da cidade.

Alunos dos núcleos Leblon, Marechal Hermes, Guadalupe, Ramos, Ricardo de Albuquerque e Vigário Geral viveram um evento completo: cada núcleo formou equipes femininas e masculinas, houve chaveamento estruturado e todos os times competiram entre si até a decisão das finais. Segundo o analista de projetos do Instituto Compartilhar, Gabriel Jungles, a experiência foi especial para quem está concluindo sua trajetória no projeto.

“Este é o último ano desses adolescentes no projeto e, nesse dia, eles puderam jogar na estrutura de um campeonato de verdade. Todos foram muito competitivos e mostraram habilidades importantes para o esporte”, disse Gabriel.

As equipes entraram em quadra com muita dedicação e o Núcleo Leblon foi o grande campeão, conquistando tanto a categoria feminina quanto a masculina. Mas, mesmo com um vencedor oficial, todos os jovens saíram ganhando - e não apenas pelas medalhas.

Para Pedro Henrique da Silva Moreira, 15 anos, da categoria Vôlei do Núcleo Ramos - Rio/RJ, a vivência foi transformadora. “Gostei do evento porque ele me ensinou muitas coisas. Entre elas, que o trabalho em equipe é muito importante, pois o vôlei não se joga sozinho. Temos que ajudar um ao outro na sua devida posição. Aprendi com meus erros no evento e espero ficar melhor e ter mais oportunidades de jogar”, comentou.

Brenda Costa, 15 anos, também do Núcleo Ramos, destacou a oportunidade de fazer novas amizades. “Eu achei o festival muito legal, conheci pessoas, joguei, ganhei medalha e o melhor de tudo: eu me diverti muito. Quero agradecer a todos que organizaram esse evento pra gente. Tenho que agradecer também a professora de vôlei Patrícia, que nos ensinou tudo que aprendemos ao decorrer do ano.”

Além das partidas, os adolescentes participaram de uma oficina de criação de conteúdo, utilizando o celular do Instituto Compartilhar para produzir vídeos, entrevistas e fotos do campeonato, uma vivência que uniu esporte, comunicação e protagonismo juvenil.

O evento também contou com o apoio da Delírio Tropical, que ofereceu um lanche especial aos participantes, contribuindo para tornar o dia ainda mais acolhedor e marcante.

Parceiros dos núcleos Rio de Janeiro/RJ do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura do Rio de Janeiro (por meio da Secretaria Municipal de Educação), Instituto Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.