Área restrita SIGIC

06/11/2025

O Núcleo de Campo Largo/PR realizou o Festival ODS com 60 alunos do projeto Vôlei em Rede e mais 45 estudantes do Colégio Inove para uma tarde de atividades educativas e jogos de voleibol. O encontro, realizado em 6 de novembro, integrou os participantes em vivências relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Com foco na sustentabilidade e na convivência cidadã, o festival promoveu dinâmicas sobre escuta ativa, respeito, consumo consciente de água e outras práticas que reforçam a importância da responsabilidade coletiva. As atividades incentivaram reflexões sobre atitudes simples que podem gerar impactos positivos no dia a dia.

Além das práticas educativas, os estudantes participaram de animadas partidas de voleibol nas categorias Mini 3x3 e Mini 4x4, em momentos que valorizam a socialização, os valores trabalhados no projeto e a vivência da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol.

Integração e aprendizado

A participação dos alunos reforçou o impacto formativo do festival. Para João Carlos Moenik, 13 anos, do Mini 4x4, o momento foi de interação diferenciada. "Os festivais nos dão oportunidade de interagir com outras turmas, alunos de outras escolas e isso é muito legal, reforçando o trabalho de valores e das ODS."

Já Larissa Eidam, também 13 anos, do Mini 4x4,  destacou a importância das atividades práticas. "Gostei muito do festival. A gente joga com outros alunos e as atividades do ODS 11 foram bem legais também, pois fizemos práticas de atividades simples e que podem fazer muita diferença na vida de todos nós."

A professora Ana Paula Bertoja, responsável pelos treinamentos de voleibol no Colégio Inove, ressaltou o valor pedagógico do encontro. "Participar do festival foi uma experiência muito relevante e enriquecedora. O projeto se destacou por promover a interação entre os alunos, reforçar valores importantes como o respeito, o trabalho em equipe e a cooperação, além de proporcionar uma vivência prática dos fundamentos do voleibol. Foi gratificante ver o entusiasmo e a realização dos meus alunos."

O estudante Matheus Henrique dos Santos, do Colégio Inove, também compartilhou sua experiência: "Eu gostei muito, porque muita gente jogou, se divertiu e a gente aprendeu bastante, ganhou muita experiência. Foi muito legal."

Bianca Golinski, aluna do Colégio Inove, completou: "Eu achei muito legal, eu gostei muito, porque incentivou a gente a ter interação com as pessoas de outros times e a gente está fazendo uma coisa que todos nós gostamos muito, que é jogar vôlei."

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, Volvo, Klabin, Colégio Positivo, Instituto Stone, Rumo, Cimento Itambé, S&C Electric Brasil, Arotubi, Sysmex, RDP, Unimed Paraná e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.