Área restrita SIGIC

05/12/2024

Para que o ano de 2024 fique marcado na cabeça e no coração dos alunos e alunas do projeto Vôlei em Rede, os núcleos Dirceu Cordeiro e Santa Terezinha, em Itu e Diadema, ambos no estado de São Paulo, programaram algumas atividades especiais.

No Núcleo Dirceu Cordeiro, a professora Alessandra Castro programou uma aula especial com seus alunos nessa segunda-feira (2). Eles participaram de diversos jogos, brincadeiras e um lanche comunitário.

Entre essas atividades duas ações foram muito especiais. A primeira envolveu o encerramento da campanha “Compartilhar Fidelidade” que aconteceu durante todo ano. Nela, os alunos pontuaram ao realizar ações positivas dentro e fora de quadra, indo ao encontro da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. As alunas Manuela Xavier, de 11 anos, e Sophia Martins, de 12 anos, ambas do Mini 3x3 acumularam a maior pontuação e, por isso, ganharam prêmios especiais da professora.

“O Compartilhar Fidelidade é um instrumento valoroso no trabalho com a turma do Mini 3x3. Nessa fase de desenvolvimento dos alunos estamos dando ênfase no valor responsabilidade e a carteirinha que eles recebem para somar os pontos se torna uma ferramenta muito eficiente. Com ela, temos oportunidade de trabalhar o valor, colocar desafios e estimular a presença e participação nas atividades e eventos. O engajamento é ótimo e a atividade já virou tradição aqui no Núcleo Dirceu Cordeiro”, explicou a professora.

A segunda ação especial foi uma ação para os alunos da categoria Vôlei que se despedem do projeto este ano por atingirem a idade limite do projeto Vôlei em Rede. A professora promove anualmente um campeonato com as equipes adultas e máster do município e neste ano, as inscrições para participação do torneio envolveu a arrecadação de itens esportivos que foram doados para os alunos junto cartinhas incentivando-os a continuarem praticando o esporte.

“Todo ano realizamos um torneio interno da turma do vôlei Master de Itu e nesse surgiu a ideia de a inscrição ser um presente para os alunos ‘formandos’ do projeto Vôlei em Rede. O pessoal abraçou muito a ideia e caprichou nos presentes, foram joelheiras, manguitos, camisetas e bolas que fizeram muito sucesso. A despedida do projeto se tornou mais uma boa recordação de tudo que viveram aqui e o desejo é que todos levem o vôlei e os valores para vida”, completou a professora.

No Núcleo Vila Santa Terezinha, também em Itu, além da aula, os jogos e brincadeiras, o professor Luiz Pizzo organizou no dia 5 de dezembro uma atividade em que as crianças puderam exercitar a criatividade. Ele pediu para que a garotada fizesse desenhos que representassem o que o projeto Vôlei em Rede significou na vida delas ao longo desse ano.

“O Vôlei em Rede foi uma surpresa grata para a gente. Ter a condição de ofertar aos alunos um projeto de interesse de todos foi muito importante. A molecada adorou e vamos fazer o melhor trabalho possível para 2025”, destacou o professor do núcleo.

No mesmo dia, mas no Núcleo Conceição, em Diadema, o professor João Nascimento realizou um grande lanche comunitário com os alunos e seus responsáveis. Enquanto as crianças e jovens participavam dos jogos, o professor e os pais organizaram uma mesa com refrigerantes, sucos e muita comida gostosa, a grande maioria feita por eles mesmos.

O evento também marcou a despedida do professor que foi designado para trabalhar em outro local. “O projeto me trouxe muitos conhecimentos em relação ao voleibol, que hoje eu amo muito mais do que o futebol (sua formação principal). Eu tive o maior prazer em conhecer o Instituto Compartilhar, o trabalho realizado e o projeto Vôlei em Rede. Quem está fora não sabe e não tem ideia da grandeza que é esse projeto e de alguma forma eu me sinto muito feliz em ter feito parte dele. A gente resgatar esse ginásio que era morto em relação à frequência e, graças ao projeto, hoje tem vida”, disse o professor João.

A Secretaria de Esportes irá chamar outro profissional para trabalhar no projeto em 2025.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos São Paulo em Itu: Prefeitura de Itu, Volvo Lapônia, Instituto Stone, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata. Nos Núcleos Diadema, os parceiros são: Prefeitura de Diadema; Volvo Lapônia e Instituto Stone via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.