Área restrita SIGIC

23/11/2024

Mais de 180 alunos do projeto Vôlei em Rede das cidades de Campinas, Diadema e Itu, em São Paulo, participaram do Vôlei Day promovido pelo Vôlei Renata, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, neste final de semana (22 e 23 de novembro). O evento contou com a participação de professores e coordenadores do Instituto Compartilhar que também ofereceram oficinas de minivôlei para mais de 1.300 crianças que estiveram no local.

Esta é a quarta edição do Vôlei Day que tem o objetivo de celebrar o voleibol, reunindo fãs e atletas do time do Vôlei Renata, parceiro do Compartilhar desde 2011.  "A parceria é sensacional, sempre que possível os núcleos de São Paulo são chamados a participar, envolvendo o esporte e muita diversão para nossas crianças. Em cada detalhe nós observamos a atenção e o carinho que toda a equipe do time tem com os nossos alunos e professores, e isso não tem preço”, conta Alexandro Martins, analista de projetos do Instituto Compartilhar e coordenador dos núcleos do estado de São Paulo que esteve no evento.  

Além de jogar vôlei com pessoas diferentes e poder interagir com os atletas do time de base e profissional do Vôlei Renata, a garotada dos núcleos São Domingos, de Campinas, Dirceu Cordeiro, de Itu, e Conceição, de Diadema, participaram de brincadeiras que incentivam os fundamentos do esporte como velocidade de saque, altura de bloqueio, ataque recepção e muitas outras.

“Eu nunca tinha ido ao Vôlei Day e nem tido uma experiência como essa. Quando cheguei lá me surpreendi bastante porque tinha muita gente, joguei com meus amigos, pude brincar com eles e fazer várias outras coisas. Também tive a oportunidade de conhecer vários jogadores e foi muito legal”, disse Adelle de Oliveira Rosa, 11 anos, aluna do Mini 3x3 no Núcleo Dirceu Cordeiro/Itu.

A participação dos alunos no evento também marcou o encerramento das atividades do projeto Vôlei em Rede no ano de 2024 e oportunizou a integração entre os núcleos e a comunidade. “A participação dos alunos no Vôlei Day do Vôlei Renata é muito importante. Eles puderam vivenciar diversas atividades relacionadas ao esporte além da interação com pessoas diferentes. O ponto alto foi eles poderem jogar dentro de uma quadra oficial, o que foi muito importante também”, avaliou o professor Ivanir Giovanoni, do Núcleo São Domingos em Campinas/SP.

Para muitas das crianças e dos adolescentes o dia ficará gravado na memória para o resto da vida, uma vez que oportunizou também a aproximação delas com seus ídolos e atletas que, assim como elas, sonharam em ser jogadores profissionais um dia. “Eu achei tudo muito legal, mas o que eu mais gostei foi a atividades lá dentro da quadra. A gente jogou com várias pessoas novas, legais, e a gente também conseguiu a autografo do jogador Ryan e foi muito top”, conta empolgada Lais Victoria Teixeira Escher, de 10 anos, aluna do Mini 2x2 no Núcleo São Domingos em Campinas.

O transporte de todos os alunos foi cedido pelo Vôlei Renata.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede Núcleos São Paulo: Prefeitura de Campinas, Prefeitura de Diadema e Prefeitura de Itu; Volvo Lapônia e Instituto Stone via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata. A Sanasa é apoiadora em Campinas.