Área restrita SIGIC

22/11/2024

Um divertido festival proporcionou alegria, novas amizades e muitos jogos de vôlei para mais de 150 alunos dos Núcleos Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Ventania do projeto Vôlei em Rede. Eles participaram do Festival InterAgindo, do Instituto Compartilhar, que visa a promoção da interação dos alunos de diferentes escolas, cidades e realidades sociais por meio da prática de valores de cidadania que são ensinados durante as aulas.

O evento aconteceu nesta sexta-feira (22) no Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, onde acontecem as aulas do projeto na cidade.  Com o intuito de proporcionar maior interação entre os participantes, os alunos de cada núcleo foram divididos em grupos identificados por pulseirinhas de cores diferentes.

Cada equipe permaneceu unida durante todo festival, que contou com uma gincana cheia de atividades pela manhã, e oficinas e jogos de minivôlei à tarde. A primeira tarefa a ser cumprida pelos alunos envolviam a confecção de uma mascote para cada time. Eles escolheram o personagem, seu lema e propósito.

“Foi um festival muito legal, com muitos ensinamentos. O que eu mais gostei foi a interação com os núcleos convidados, eles trataram muito bem a gente e acho que se sentiram em casa aqui”, avaliou Brenda Vitória dos Santos Reis, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei no Núcleo Telêmaco Borba.

Outra atividade da gincana envolveu a construção de um mural com as mãos dos alunos, que formaram a copa da “Árvore da Gratidão”. Esse momento foi registrado com uma fotografia revelada para eternizar a ação. Ao final do evento, foi entregue um porta retrato com a foto da ação das crianças a Mariani Borecki, que atua na área de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, parceira do projeto Vôlei em Rede no Paraná, e com forte atuação na região.

“A atividade promoveu um momento especial de interação e reflexão sobre os valores trabalhados no projeto. As mensagens ficaram emocionantes e significativas, deixando a árvore ainda mais bonita”, disse a coordenadora do projeto Vôlei em Rede no Paraná, Tatiana Ribas que acompanhou o evento.

Em seguida, todos participaram de jogos de vôlei Mini 3x3 e Mini 4x4 onde puderam colocar em prática os fundamentos do esporte aprendidos em aula e testar suas habilidades com jogadores de outras turmas. “Hoje foi o melhor dia que tive no projeto. Adorei a gincana porque foi um momento que interagimos muito.  A Tati é um amor de pessoa, o ginásio estava bem organizado e ficou muito bonito. Todos os professores ótimos, fiz novos amigos”, disse Murilo Mendes Otana, de 13 anos, do Mini 4x4 no Núcleo Ponta Grossa.

Ao final, a garotada pode participar de uma oficina da cabine de fotos e outra que envolveu a confecção de chaveiros que serviram como lembrança desse dia tão especial. Os chaveiros traziam mensagens de otimismo e com os valores aprendidos no projeto Vôlei em Rede, como: “Você compartilhou com nossa equipe: cooperação”, “Você compartilhou em nossas aulas: responsabilidade”; “Você compartilhou com suas atitudes: respeito”; e “Você compartilhou seus sonhos: ao nos escolher para fazer parte deles, com autonomia”.

 “Eu achei a oficina de chaveiro muito legal e pude usar minha criatividade. Além disso, a viagem foi muito boa e a sensação de estar aqui em outra cidade é uma experiência nova, fiz novos amigos e foi tudo mais do que perfeito”, contou Isabelly Cristine Oliveira Bueno, de 12 anos, aluna do Mini 3x3 no Núcleo Ventania.

Além dos professores de cada Núcleo, o evento contou com a colaboração da equipe do Colégio Estadual Wolff Klabin, e voluntários, como a Anny Beatriz Doranen da Costa, de 17 anos e ex-aluna do projeto no Núcleo de Telêmaco Borba. “Fui aluna do projeto durante o 9° ano até o 1° ano do Ensino Médio. Hoje tive a oportunidade de voluntariar e auxiliar no festival, e foi uma experiência marcante, pois foi algo diferente das atividades recreativas quando eu fazia parte. Me serviu como aprendizado tanto para os alunos quanto para nós, voluntários, pois trabalhamos e aprendemos a importância do trabalho com autonomia, respeito, trabalho em equipe e cooperação. É muito gratificante ter o privilégio de ver a alegria das crianças e de compartilhar esse momento especial com elas”, contou.

No final do dia, todos receberam medalhas de participação do evento que também foi acompanhado pela diretora do Colégio Estadual, Ionara Orso Jakovacz, a chefe do Núcleo Regional de Telêmaco Borba da Secretaria do Estado do Paraná de Educação, Sueli Martins, o Coordenador Pedagógico da Disciplina de Educação Física de Telêmaco Borba, ⁠⁠Carlos Alexandre Bonin, pelo professor do Núcleo Telêmaco Borba, Gilson Carvalho,  pela professora do Núcleo Ventania, Suellen de Oliveira Mainardes, pela professora de Ponta Grossa, Vilma Muler, e professora do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Central – Curitiba, Gabriele Benetti.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte e Volvo, Itaú, Klabin, Instituto Stone, Rumo, Colégio Positivo, S&C Electric Brasil, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Arotubi, Vianmaq, Sysmex e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Acompanhe aqui um vídeo sobre o Festival InterAgindo dos núcleos Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Ventania: https://www.youtube.com/watch?v=AwIqCo-Xpcc