Aproximadamente 500 alunos se divertem em Festival de Encerramento no Rio de Janeiro/RJ
16/10/2024
Os alunos do projeto Vôlei em Rede na cidade do Rio de Janeiro/RJ se divertiram e jogaram muitas partidas do esporte durante o Festival de Encerramento realizado nesta quarta-feira (16 de outubro) na sede do Sesc Nova Iguaçu. O evento que celebra os aprendizados ao longo do ano de 2024 reuniu cerca de 500 alunos dos núcleos Acarí, Água Santa, Guadalupe, Irajá, Leblon, Marechal Hermes, Quintino, Ramos, Ricardo de Albuquerque, Rio das Pedras e Vigário Geral.
Além dos professores de cada núcleo e da equipe do Instituto Compartilhar, participaram do evento voluntários e estudantes do curso de Educação Física da Universidade Augusto Motta - UNISUAM e colaboradores do Sesc Nova Iguaçu. Eles organizaram brincadeiras, oficinas e jogos de vôlei para que todos pudessem ter uma vivência do esporte, valores de cidadania e interação com colegas de outras escolas.
“Gostei muito do lugar, das pessoas, dos jogos e das brincadeiras. Também fiz novas amizades e conheci professores novos. Foi uma experiência incrível, um dos melhores passeios que já fui. Adorei”, disse Maria Eduarda, de 13 anos, aluna do Mini 4x4, no Núcleo Marechal Hermes.
Entre as atividades estavam oficinas oferecidas pelo Sesc Nova Iguaçu com jogos educativos, aulas de noções de Badminton e uma exposição sobre a unidade que os alunos visitaram. A adesão dos visitantes nestas atividades foi livre e voluntária.
Já os alunos da UNISUAM ofereceram sete atividades em forma de circuito para que os alunos pudessem participar, dessa vez de forma obrigatória. Em cada etapa eles deveriam atender objetivos que envolviam atividades para exercício físico, atividades cognitivas, jogos cooperativos, vôlei cooperativo, futebol cooperativo, desafio para permanecer na posição de prancha e acerte a cesta.
“Participar desse evento foi uma experiência muito positiva para mim. Desde o início, me senti bastante confortável e confiante, o que me permitiu aproveitar ao máximo cada momento. O ambiente estava muito acolhedor, e foi ótimo poder estar em um espaço tão agradável. Gostei muito de estar lá, conhecer novas pessoas e ter a oportunidade de viver algo tão legal. Com certeza, foi uma experiência que eu vou lembrar com carinho”, contou Matheus dos Santos Silva, de 12 anos, aluno do Mini 3x3 no Núcleo Leblon.
A garotada ainda participou da primeira edição do PodCompartilhar, um podcast do Instituto Compartilhar. Para isso, cada professor indicou dois alunos que foram responsáveis por organizar um roteiro e preparar perguntas para entrevistar seus colegas, professores e membros da equipe do Compartilhar sobre as atividades do projeto, a prática de esporte, profissão e atuação profissional, entre outros.
“Foi maravilhoso poder participar do podcast e eu adorei tudo no evento. Tinham muitas atividades legais e diferentes que eu nunca fiz e eu pude experimentar. Além disso, os professores e os alunos dos outros núcleos eram bem legais, eu não sofri nenhum tipo de ignorância nem preconceito e isso é muito bom”, contou Maria Luiza De Jesus, de 14 anos, aluna da Categoria Vôlei no Núcleo de Marechal Hermes.
A professora Patrícia Cardoso do Núcleo Ramos, destacou que o evento proporcionou uma experiência muito positiva para seus alunos. “Eles ficaram encantados pelo local e toda a dinâmica do evento. Amaram a cabine de fotos e as medalhas. Voltaram no ônibus comentando tudo sobre o evento. Foi lindo”, disse.
Ela também participou do PodCompartilhar e se surpreendeu com os alunos. “Achei os nossos alunos tão profissionais, a desenvoltura deles, as perguntas feitas. Foi bem impressionante ver o quão talentosos eles são. Falar da minha trajetória também me fez lembrar de momentos do meu passado como atleta e o porquê me tornei professora de educação física. São momentos como esses que não me arrependo das minhas escolhas. Obrigada por fazer parte do Projeto Vôlei em Rede”, se emocionou a professora.
Além de todas essas atividades, os presentes puderam tirar fotos em uma cabine fotográfica e deixar recados em mural com backdrop específico do Festival de Encerramento. Ao final, todos os alunos receberam medalhas de participação.
Para a aluna Sophia Silva, de 13 anos, aluna do Mini 4x4, no Núcleo Ramos, eventos como esse só reforçam a importância do projeto na sua vida. “O Vôlei em Rede é um projeto muito importante na minha vida, que eu irei sentir falta por esse ser meu último ano participando dele. Sempre gostei muito dos campeonatos, mas neste tivemos a oportunidade de participar de outras atividades além do vôlei, que foram bem dinâmicas. A cabine de fotos e poder escrever no painel foi muito legal porque irei lembrar sempre. Eu realmente queria poder repetir outra vez, mas fico muito grata por um evento tão bom ter sido meu último, e que eu tenho certeza de que irei lembrar”, contou.
São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Instituto Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.