Festivais Interagindo “Desafios de seleções” movimentam alunos do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro/RJ
18/09/2024
Os alunos dos núcleos Coelho Neto, Acari, Guadalupe e Quintino do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro/RJ encerraram a série de festivais Interagindo Olímpico. Além de promover a integração com colegas de outras escolas, os eventos ensinaram mais sobre a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, assim como o ensino de valores no esporte.
Antes do encontro, cada Núcleo trabalhou a história de um país e um valor olímpico que foram determinados previamente por sorteio. No dia do evento eles apresentaram aos colegas dois cartazes que traziam informações sobre o país que representam e o valor olímpico.
“O objetivo foi aproximar nossos alunos da realidade esportiva dos países que possuem atletas e equipes olímpicas e paralímpicas, apresentar a eles os valores olímpicos, que complementam e se aproximam dos nossos valores trabalhados na Metodologia Compartilhar. Além de proporcionar uma integração entre os núcleos espalhados pela cidade do Rio de Janeiro”, explicou o coordenador dos núcleos do Rio de Janeiro, Gabriel Jungles.
O primeiro festival reuniu, no dia 17 de setembro, os alunos do Núcleo Coelho Neto que receberam na Escola Municipal Monte Castelo os colegas da Escola Municipal Daniel Piza, onde funciona o Núcleo Guadalupe. O Núcleo anfitrião representou o país de Camarões e o valor olímpico da Fraternidade, enquanto o visitante representou a França e o valor da Determinação.
No dia seguinte (18 de setembro) foi a vez dos alunos da Escola Municipal Rose Klabin, onde funciona o Núcleo Guadalupe representar a Angola e o valor da cooperação. Eles receberam os colegas da Escola Municipal Oswaldo Teixeira, onde ocorrem as aulas do Núcleo Quintino, que representaram a Nova Zelândia e o valor da Inspiração.
“Foi muito legal, as pessoas nos recepcionaram bem e a gente jogou bastante. Eu vou levar esse dia como um aprendizado, com os erros que cometi hoje entendi que preciso melhorar para acertar e saber que perder não é nada, o que importa é competir, mesmo a gente sempre querendo vencer”, contou Jhonatan Silva, de 14 anos, aluno do Mini 4x4, no Núcleo Quintino.
Após os Festivais os cartazes apresentados foram registados e divulgados nas redes sociais do Instituto Compartilhar para uma votação instantânea de 24 horas. Os núcleos Acari e Quintino foram os grandes vencedores e ganharam uma bola de vôlei para ser sorteado entre os alunos. “As ações tiveram resultados incríveis, um engajamento lindo das crianças e dos professores na confecção dos cartazes e das pesquisas sobre os países e o carinho e o respeito que os alunos tiveram uns com os outros. A competição dos cartazes nas redes sociais também obteve um alcance muito positivo e conseguimos proporcionais mais momentos de alegria e experiências positivas aos nossos alunos”, destacou Gabriel.
São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Instituto Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.