Área restrita SIGIC

30/08/2024

Durante o mês de agosto, os núcleos do projeto Vôlei em Rede do Rio de Janeiro/RJ promoveram Festivais Interagindo com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 como tema principal. O objetivo foi trabalhar a integração de crianças e adolescentes de núcleos diferentes, ensinar sobre a história das olímpiadas e paralimpíadas, assim como o ensino de valores no esporte.

Assim, após um sorteio realizado pela coordenação, cada núcleo recebeu a missão de representar um país e um valor olímpico e paralímpico.  Os temas foram trabalhados de maneira prévia pelos professores com seus alunos que elaboraram dois cartazes e uma apresentação sobre o país que representam e o valor.

No dia de cada Festival os cartazes com os valores olímpicos e paralímpicos foram registados e divulgados nas redes sociais do Instituto Compartilhar para uma votação instantânea de 24 horas. Os núcleos que tiveram os cartazes mais votados de cada evento ganharam uma bola de vôlei para ser sorteado entre os alunos.

O Festival Interagindo aconteceu na Escola Municipal George Pfisterer, onde funciona o Núcleo Leblon, que recebeu no dia 08 de agosto os alunos da Escola Municipal João Barbalho onde funciona o Núcleo Ramos. “Eu achei que foi um dos melhores eventos que eu já participei. Tiveram muitos jogos divertidos, pessoal da escola que nos visitou é muito simpático, comunicativo e joga bem, gostei bastante”, disse Otávio Alves, de 15 anos, aluno da categoria Vôlei no Núcleo Leblon.

Os alunos do Núcleo Leblon representaram a China e o valor da Igualdade. Já os alunos do Núcleo Ramos representaram os Estados Unidos e o valor da Excelência, que foi o cartaz vencedor da enquete. “Este é o primeiro evento que eu participo e foi maravilhoso. Uma experiência única, que a cada minuto ficou melhor”, disse Bárbara Luiza Silva, de 14 anos, aluna do Mini 4x4 no Núcleo Ramos.

No dia 14 de agosto foi a vez do Núcleo Ricardo Albuquerque, onde funciona na Escola Municipal Alexandre Farah, receber os alunos do Núcleo Vigário Geral, da Escola Municipal República do Líbano. Durante a apresentação, os anfitriões da festa falaram sobre o Brasil e o valor da amizade, já os visitantes trouxeram informações sobre a Itália e o valor coragem. O cartaz que recebeu maior votação nas redes sociais foi o do Núcleo Ricardo Albuquerque.

“Foi linda a recepção dos alunos de Ricardo Albuquerque aos alunos de Vigário Geral. Ficamos muito felizes com a integração entre os alunos, o carinho que todos tiveram com as atividades do evento e a felicidade de estarem participando desta ação. O evento Interagindo tem esse objetivo de proporcionar as nossas crianças um momento de diversão e novas experiências fora do seu núcleo de aula”, disse Gabriel Jungles, coordenador dos núcleos do Rio de Janeiro.

O último Festival Interagindo do mês de agosto aconteceu no dia 30, quando o Núcleo Marechal Hermes, do Ginásio Educacional Tecnológico Carneiro Felipe, recebeu o Núcleo Irajá, da Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera. Na ocasião, os alunos da escola visitante apresentaram sua pesquisa sobre a Austrália e o que significava para eles o valor da Solidariedade. Já os alunos do Núcleo Marechal Hermes falaram sobre o Japão e o valor do respeito e foram os vencedores da enquete virtual.

“É maravilhoso receber pessoas novas, conhecer e participar de eventos que o Instituto Compartilhar nos proporciona. O projeto de Vôlei em Rede fez uma grande diferença na minha vida, pois comecei a me conectar mais com o mundo do esporte que nunca fui de praticar e gostar. Quando foi iniciado na escola Professor Carneiro Felipe, foi uma porta aberta para eu começar a me envolver e hoje em dia, me encontro assim, sempre querendo saber alguma coisa sobre o vôlei e com mais amigos ao meu redor, sempre um apoiando o outro”, disse Eduarda Andrade, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4 do núcleo de Marechal Hermes.

O evento também contou com a colaboração de voluntários e ex-alunos, como o Vinicius Silva, que foi participou do projeto Vôlei em Rede no Núcleo Marechal Hermes. “Gostaria de expressar minha sincera gratidão ao Instituto Compartilhar pelo conhecimento e pela oportunidade de estar participando do evento. A contribuição de vocês tem sido fundamental para meu desenvolvimento e aprendizado. Continuarei a valorizar e aplicar o que aprendi com a nossa professora Claudinha (professora do Núcleo)”, destacou.

Ainda estavam programados para acontecer em agosto outros dois Festivais Interagindo, no dia 15 de agosto com o Núcleo Coelho Neto recebendo Núcleo Acari e no dia 16 de agosto o Núcleo Guadalupe recebendo o Núcleo Quintino. Estes eventos tiveram que ser adiados por questão de segurança na cidade do Rio de Janeiro. Estes eventos acontecerão no mês de setembro com o mesmo cuidado e carinho que foram planejados.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Instituto Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.