Parceria entre Instituto Compartilhar e Klabin pela transformação social completa 7 anos
30/08/2024
O olhar para a comunidade com foco na transformação social é a liga da parceria entre o Instituto Compartilhar e a Klabin que, em 2024, completa sete anos de existência. O apoio da Companhia de papel e celulose contribui para as atividades nos 17 núcleos do projeto Vôlei em Rede no Paraná, em especial nas cidades de Ponta Grossa, Ventania e Telêmaco Borba, onde a empresa tem forte atuação.
“Para que suas pautas ligadas à educação e à qualidade de vida sejam efetivas, a Klabin busca parceiros com histórico consolidado em suas frentes de atuação e que tenham, assim como a Companhia, o comprometimento com a ética, a transparência e com a geração de oportunidades para todas as pessoas” afirmou o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Julio Nogueira. Ele destaca que o Instituto Compartilhar tem uma trajetória séria e reconhecida de oferta de práticas esportivas e hábitos saudáveis para o desenvolvimento humano, “um diferencial que o tornou um importante aliado para a atuação social da Klabin na região”.
O gestor explica que a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades onde está presente estão entre os principais compromissos da Klabin e são fatores determinantes para a seleção de projetos apoiados pela Companhia. “Gerar impacto positivo e promover a aproximação com as comunidades em que atua e com diversos públicos de relacionamento são os objetivos que norteiam a atuação socioambiental da Klabin”, enfatiza.
Em sintonia com os valores da Klabin, o Instituto Compartilhar atua, há 26 anos, transformando de maneira positiva a vida de milhares de crianças e adolescentes por meio do ensino do voleibol. Sua metodologia própria respeita as fases motoras e psicossociais de cada faixa etária e desenvolve valores de cidadania e competências socioemocionais (melhor controle das emoções, gerenciamento de objetivos de vida e estabelecimento de relações amigáveis, gerenciamento de objetivos de vida e estabelecimento de relações amigáveis). “Acreditamos no poder da força transformadora das práticas esportivas. Ao proporcionar a participação em campeonatos e eventos, o esporte permite que visualizem e experimentem novas possibilidades. A sensação de superação, própria do ambiente esportivo, permite que eles visualizem uma vida repleta de oportunidades. O Compartilhar tem longa experiência em projetos esportivos e um grande alcance em comunidades que são muito importantes para a Klabin”, avalia Julio Nogueira.
Uma parceria de sucesso que é comprovada pelo professor do projeto Vôlei em Rede no Núcleo Telêmaco Borba, Gilson Luiz Carvalho. “Nós temos muitos alunos cujos pais são colaboradores da Klabin, o que torna a relação entre eles e a empresa é muito significativa. Além disso, muitos ex-alunos do projeto hoje fazem cursos profissionalizantes e estudam porque têm o desejo de trabalhar na Klabin. O que acaba fazendo com que o projeto contribua para formar cidadãos para a sociedade como um todo, mas também para a atuação junto à empresa, que tem valores muito parecidos com os nossos”, disse.
Ele também conta como foi para ele, como profissional de educação física, receber o projeto no Colégio Estadual Wolff Klabin, onde leciona. “Para mim, foi um sonho quando o projeto veio para nossa escola. Eu faço 30 anos de trabalho em 2024 e quero continuar ensinando o esporte com o projeto até me aposentar”, declara.
Outro ponto de sinergia na parceria é que, desde 2018, o Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU para promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Durante as aulas e atividades especiais, os professores do projeto trabalham com os seus alunos conteúdos relacionados aos ODS.
Anualmente, o projeto Vôlei em Rede, apoiado pela empresa, auxiliou na formação de cerca de 1.700 crianças e adolescentes em todo o Paraná. “Para a Klabin é um orgulho muito grande apoiar e incentivar projetos do Instituto Compartilhar. Admiramos e valorizamos instituições com planejamento e capacitação, que prezam pelo desenvolvimento das pessoas”, conclui o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.