Área restrita SIGIC

26/06/2024

As vencedoras do concurso cultural dos núcleos Rio de Janeiro/RJ do projeto Vôlei em Rede receberam nessa quarta-feira (26) os seus prêmios, uma bola autografada por todas as atletas e o técnico da equipe do Sesc Flamengo, Bernardinho, que também é fundador do Instituto Compartilhar. Ambas são alunas do Núcleo Leblon e participaram da atividade nas categorias de desenho e redação.   

Planejado pela coordenação dos Núcleos Rio de Janeiro do projeto Vôlei em Rede, o concurso teve o objetivo de desenvolver atividades socioculturais e estimular o trabalho dos valores nas categorias. A ideia foi desenvolver as atividades socioculturais estimulando o trabalho de valores das categorias e relacionando com a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. As turmas de Mini 3x3 participaram do concurso de desenho com o tema “Planeta Volei”, já as categorias Mini 4x4 e Vôlei participaram do concurso de redação com o tema “O valor do vôlei na minha vida”.

Ao todo, 150 alunos participaram da atividade que não era obrigatória. “Fiquei muito feliz e realizado com o impacto desta ação nos núcleos do projeto. Foi muito interessante acompanhar o engajamento de professores e alunos durante o concurso, assim como a dedicação e mobilização de todos durante a votação para os melhores trabalhos. Os resultados desta atividade também foram incríveis. Poder ler por meio das redações a magnitude da influência positiva do projeto na vida das crianças e como elas traduzem o voleibol por meio da arte foi algo muito rico. Mais uma vez conseguimos ver que estamos no caminho certo”, explicou o analista de projetos do Instituto Compartilhar e coordenador dos núcleos do Rio de Janeiro do projeto Vôlei em Rede, Gabriel Jungles.

Os melhores trabalhos de cada categoria foram escolhidos pela coordenação e pela equipe do Instituto Compartilhar e colocados para votação aberta por meio das redes sociais do compartilhar. “O concurso envolvendo todos os núcleos foi muito interessante. Aqui no Núcleo Lebon, nem todos os alunos que quiseram participar, mas aqueles que participaram fizeram de muita boa vontade e se dedicaram realmente a poder concorrer ao prêmio. Eu fiquei impressionado com o desenho da Ana Vitória quando ela me entregou, eu achei realmente muito bonito, até falei para ela que conseguiu pegar bastante a ideia do concurso e achava que estaria entre os melhores. Já a redação da Milena, eu achei muito boa, mas realmente eu não saberia se estaria na fase final. Então quando vimos que tinha uma aluna nossa em cada final nos unimos e mobilizamos bastante aqui na escola para conseguir o máximo de voto possível. No final até quem não tinha participado enviado trabalhos, participou angariando votos e ajudando para que nossos alunos fossem premiados e pude ver como todos ficaram felizes na premiação, porque na verdade eles participaram do concurso votando, foi muito legal”, contou o professor Rafael Mello.

Para Milena Santos, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei no Núcleo Leblon, vencedora do concurso de redação, ser escolhida entre todos foi muito significativo. “Foi muita emoção, alegria, nervosismo para saber se eu iria ganhar ou não. No começo eu nem imaginaria que ganharia, fiquei muito feliz quando descobri que eu tinha passado para concorrer a bola de vôlei. Foi uma experiência maravilhosa poder participar, espero poder ter mais experiências como essa”, disse.

Já Ana Vitória Gonçalves, de 12 anos, aluna do Mini 3x3 no Núcleo Leblon, vencedora do concurso de desenho, disse estar satisfeita como resultado do concurso. “Eu gostei de participar do concurso e já estava sentindo que ia ganhar, fiquei feliz de ter ganhado. Também achei bem legal ser premiada”, contou.

Além da bola autografada, os alunos vencedores ganharam um voucher de R$ 150,00 em livros da editora Sextante, parceira institucional do Instituto Compartilhar. Seus professores também receberam um voucher de R$ 200,00 para usar na compra dos livros. Os demais alunos que participaram da atividade também receberam certificados e homenagem de seus professores.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.