Área restrita SIGIC

06/04/2024

Cerca de 350 crianças e adolescentes de Curitiba/PR deixaram o frio e a preguiça de lado para se divertir e praticar diversas atividades físicas na manhã deste sábado, dia 6, no Parque Olímpico Cajuru. Eles participaram da 8ª edição do evento “Esporte na Rua” em celebração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz promovido anualmente pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS). 

A ação contou com a parceria e participação do Instituto Compartilhar, o Instituto Futebol de Rua e a Clube de Regatas Curitiba que, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba (Smelj), promoveram atividades esportivas gratuitas no Parque Olímpico Cajuru (Ginásio Poliesportivo). “O objetivo do evento é promover um dia diferente e trazer todas as crianças para brincar e praticar atividades físicas em esquema de rodízio e que elas podem escolher. Além disso, trazemos um lanche diferente para que eles possam ter um dia de muita diversão, lazer e criar um gosto pelo esporte e pela atividade física, afinal hoje é o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz”, explicou Taís Pastre, Coordenadora de esportes no Instituto Futebol de Rua.

“Além de fazer com que as crianças criem um vínculo e gostem de fazer atividades físicas, para que tenham uma melhor qualidade de vida, ações como esta ensinam elas a se relacionar com outras pessoas. Afinal, hoje também é um dia de intercâmbio e isso é muito importante para eles. Então a gente agradece todas essas parcerias firmadas para fazer desse um dia muito especial”, reforçou Taís.

A garotada teve a oportunidade de jogar voleibol nas quadrinhas de minivôlei montadas pelo Instituto Compartilhar, futebol freestyle, futebol inflável, basquete, badminton, tênis de mesa e futmesa. Além disso, experimentaram modalidades de atletismo, como salto em distância e simuladores de canoagem.

Uma experiência que contribuiu para o desenvolvimento das crianças, como conta o Everson Sander, pai da Marina Sander, de 13 anos, aluna do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Central Curitiba/PR desenvolvido pelo Instituto Compartilhar. “Minha filha gosta muito de conhecer outras modalidades esportivas e hoje está tendo a oportunidade de ter contato com atividades que vão além do vôlei que ela pratica. Já foi na pista de atletismo e se encantou, assim como no basquete e na simulação da canoagem. Além disso, todas as atividades que têm e os pais podem participar eu sempre levo porque é um dos momentos que a gente aproveita para estar juntos e ela gosta muito. Também quero incentivar ela na prática de esportes, sempre joguei vôlei e sempre pratiquei então, espero que siga esse caminho”, disse.

A aluna Grazielly Bezerra, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei do Vôlei em Rede contou como foi a sua experiência com um esporte que não conhecia. “Tem um esporte que eu experimentei e achei muito divertido e engraçado que foi o badminton. Esse foi o primeiro esporte que experimentei quando cheguei aqui. Também joguei vôlei e outros esportes que já conhecia, mas quero experimentar todas as atividades que tiver a oportunidade e ficar com meus amigos”, falou.

“Eu estou achando tudo muito legal, consegui fazer bastante coisa diferente e me diverti com os meus amigos. Estou me aproximando mais deles e conhecendo novas pessoas”, disse João Ricardo Pienegonda Messaggi, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei no projeto do Compartilhar. Ele também contou que experimentou esportes que até então não conhecia: “Eu já joguei ping-pong e vôlei, mas eu nunca tinha feito salto em distância e foi bem divertido conhecer essas novas modalidades”.

Já Miguel Meira dos Santos, de 12 anos, aluno do projeto Bit Makers no Instituto Futebol de Rua, disse que aproveitou o dia para praticar vôlei em todas as oportunidades. “Eu já jogava vôlei antes, mas não conhecida o projeto Vôlei em Rede. Na aula do meu projeto a gente mexe no computador, só que lá não tem vôlei, só tem o futebol e o bit-makers. Por isso hoje estou aproveitando o dia todo para jogar vôlei”, contou.

Ao todo, o Esporte na Rua foi realizado em nove estados do país incentivando a prática esportiva de crianças a idosos. A ação envolveu mais de 750 voluntários, entre educadores, líderes comunitários, assistentes sociais, atletas e educandos para mais de 5 mil pessoas. 

São parceiros institucionais do Compartilhar: Delírio Tropical, Editora Sextante e Bosisio Macedo Soares Advogados.