Área restrita SIGIC

05/10/2023

Mais de 130 crianças e adolescentes dos núcleos Maringá, Londrina e Cianorte do projeto Vôlei em Rede no Paraná participaram nesta quinta-feira (5) do Festival Interagindo 2023. O encontro reuniu os alunos, voluntários e professores dos três núcleos no Colégio Estadual de Aplicação de Maringá, onde ocorrem as aulas do projeto. 

O Festival tem como objetivo promover a integração de diferentes escolas e vivência social dentro e fora das quadras, sempre com muita diversão. Além disso, proporcionar vivencias na prática do esporte com alunos de outras localidades, incentivando a competitividade saudável e troca de experiências.

“Eu amei! Foi muito legal, todo mundo torcendo para suas cidades, fiquei muito feliz com o dia de hoje”, contou Geovanna Beatriz Corrêa de Souza, de 11 anos, aluna da categoria Mini 3x3 no Núcleo Maringá. “Adorei viajar para Maringá, poder competir com outras cidades e ainda ganhar uma medalha. Gostei também que, além de aprender a jogar vôlei, aprendemos sobre ODS e sobre lixo reciclável”, completou João Lucas, de 12 anos, aluno da categoria Mini 3x3 do Núcleo Cianorte.

Entre as atividades desenvolvidas com a garotada ao longo do dia, estavam as ações de promoção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 15 (Vida Terrestre). Nelas, os alunos aprenderam mais sobre a importância da prática esportiva, do aproveitamento dos materiais e da reciclagem dos produtos pós-consumo.  

“Essa não é a primeira vez que jogo, mas fico sempre ansiosa e amei muito estar aqui nesta escola de Maringá. A atividade de ODS com os balões foi muito divertida, e é importante reciclarmos”, disse Nathália Alexandrino Barton, de 12 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Londrina.

O evento contou ainda com a participação dos acadêmicos de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá – UEM, que atuaram como voluntários colaborando com a organização e arbitragem dos jogos. “Estou muito satisfeito com a minha participação nas atividades e, principalmente, com a interação com os alunos do projeto. Acredito que essa vivência contribui significativamente para o meu desenvolvimento como futuro professor de Educação Física. Além disso, fortalece a importância da docência nessa área”, avaliou Talles Vinicios Goveia dos Santos, estudante de Educação Física da universidade.

Para a coordenadora de projetos e dos Núcleos do Interior do Paraná, Tatiana Ribas, que estava na cidade realizando uma visita técnica, é preciso reconhecer o esforço das escolas em organizar o evento e receber os demais núcleos. “A gente sabe que ações como o Festival Interagindo mudam muito a rotina da escola e exigem muita dedicação da direção e dos demais professores. Por isso, é importante destacar o apoio e o papel dos diretores e suas coordenações, como é o caso aqui em Maringá, com a diretora Alessandra Martinho de Oliveira”, destacou.

Ainda no mês de outubro, os demais núcleos do estado do Paraná irão realizar o Festival Interagindo para celebrar o esporte, os valores e a socialização dos seus alunos.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte.