Área restrita SIGIC

01/07/2023

No primeiro dia de julho, os núcleos Central Curitiba e Guarapuava do projeto Vôlei em Rede encerraram a série de Festivais de Valores no estado do Paraná. Assim como os demais, os eventos trabalharam com os alunos os valores transmitidos em aula, além das regras do jogo e arbitragem.

Em Curitiba, o Festival foi dividido em dois momentos: pela manhã para as categorias Mini 2x2, Mini 3x3 e Mini 4x4 e a tarde para a categoria Vôlei. As atividades realizadas focaram nas emoções dos alunos em diferentes situações diárias, na união e nas tarefas de responsabilidade. Claro que também teve muito vôlei com os professores, amigos e familiares. Pela manhã, o evento foi prestigiado com a presença de Odilon Ribas Filho, gerente do Campus da Secretaria Estadual do Esporte, e os padrinhos Edgar Moreira e Gilmar Lima do programa Apadrinhe, este último também mentor de inovação do Instituto Compartilhar. 

“Os festivais e campeonatos são muito bons para mim pois, além de sair do método de treino normal, nós temos uma diversão a mais que nos inspira a melhorar. Também ensina que nem sempre você ganha, mas pode estar sempre melhorando para isso e os campeonatos entre anima o time e faz com que os atletas queiram sempre melhorar”, contou Igor Laureth Calabria, de 15 anos, aluno da categoria Vôlei.                        

Ao final, todos os alunos receberam medalhas e um podium foi montado para as equipes de alunos mais velhos. “Pude observar os alunos comprometidos com as atividades das aulas, os professores muito atenciosos e dedicados com a melhora dos fundamentos deles e pais corujas torcendo pelos seus filhos e vibrando a cada ponto marcado. Foi uma tarde muito especial e já estou ansioso para o próximo evento de altíssimo nível”, avaliou Claudio Moyssés de Andrade, pai da aluna Carolina Lara de Andrade, de 14 anos. 

Em Guarapuava, a participação da comunidade escolar e a integração das turmas do foi o grande destaque. “Além de acompanhar seus familiares, os participantes também puderam interagir com outras famílias de nossa comunidade escolar, demonstrando os valores desenvolvidos nas aulas que são responsabilidade, respeito e autonomia. Além disso, praticar os fundamentos técnicos e as táticas da modalidade”, explicou o professor do Núcleo, Márcio Alessandro Osínski da Silva. 

Ele contou que o evento foi planejado e desenvolvido com a participação de todos, desde a escolha do melhor dia para sua realização até o apoio na divulgação do Festival para as famílias e sua realização. “Tivemos a responsabilidade de cumprir os horários e nossos planos, o respeito pelo próximo e pelo desconhecido e a autonomia para organizar as suas participações e de seus convidados durante o evento”, disse.

No final do dia, todos puderam participar do lanche compartilhado com muitos doces, salgados e bebidas que foram trazidas pelos alunos, pais e professores para uma confraternização.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná, Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Eletric Co., Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte.