Psicologia e esporte: Instituto Compartilhar convida profissional do Canadá para conversa on-line com professores
Depois do encontro virtual com o fundador do Instituto Compartilhar, o técnico multicampeão Bernardinho (clique aqui para ver), os profissionais da entidade tiveram uma videoconferência com a psicóloga Gabriela Vorraber Lawson, que abordou o tema “Estimulação Cognitiva através de Atividades Esportivas”. Gabriela já trabalhou na entidade durante três anos, especialmente no projeto Esporte em Ação, Núcleo Vila Torres, em Curitiba/PR, na área de psicologia esportiva. Hoje ela mora em Vancouver, no Canadá, onde gerencia projetos para eventos esportivos beneficentes. Na oportunidade, 28 de abril, a psicóloga contou um pouco sobre sua vida, formação, explicou alguns conceitos teóricos importantes para o trabalho com as crianças e adolescentes e sugeriu algumas atividades práticas. Além disso, reforçou conteúdos essenciais da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol - para a qual contribuiu significativamente, principalmente no embasamento teórico dos valores e monitoramento dos comportamentos observáveis - e os comparou com algumas práticas realizadas no exterior.
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Gabriela compara a Metodologia utilizada pelo Instituto Compartilhar com os costumes de ensino do esporte no Canadá (onde reside hoje)
O encontro contou com uma breve explicação sobre o funcionamento da mente humana e como o processo da formação de um jovem por meio do esporte pode influenciar positivamente sua fase adulta. Gabriela explicou que no Canadá, muitas das técnicas e objetivos norteadores usados na Metodologia Compartilhar também estão presentes e adaptadas a diversos esportes. Ela ressaltou, ainda, que no Compartilhar há uma compreensão completa da importância da prática e execução dos valores (no caso da entidade, os valores prioritários ensinados nas categorias são cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia), o que leva a criança ou adolescente a um patamar mais completo de desenvolvimento.
A conversa também contemplou as diferenças de desenvolvimento individual dos alunos, que têm suas particularidades, até mesmo ligadas ao contexto social e econômico em que vivem. Gabriela explicou que os professores devem estar atentos aos diversos sinais dados por seus alunos, que podem indicar diferentes traços de personalidade e, por conta disso, demandam diferentes formas de ensino. A analista de projetos do Instituto Compartilhar, Ana Elisa Caron, contou que a forma como o tema foi abordado esclareceu muito sobre a importância da psicologia no esporte: “Pudemos compreender melhor as nossas ações. Já estamos acostumados com diferentes situações no nosso dia a dia, mas ficou ainda mais evidente a importância dos detalhes no tratamento com os alunos”.
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Durante o encontro, Gabriela dá dicas de diversas atividades que podem melhorar a eficiência das aulas
Os professores, coordenadores e estagiários dos projetos Vôlei em Rede e Esporte em Ação tiveram a oportunidade de fazer perguntas e discutir acerca do tema, como a professora Cássia Melchioretto, do Núcleo Guaratuba/PR, que trouxe ao grupo questões relacionadas aos alunos com dificuldades especiais e treinamentos diferenciados. Ao final do encontro, a psicóloga apresentou diversas atividades práticas que podem ser usadas nas aulas como forma de estimular, por exemplo, a atenção e memória da garotada. Outras sugestões de abordagem foram dadas pelos próprios professores, que compartilharam algumas atividades que desenvolvem com as crianças e adolescentes.
Gabriela Vorraber Lawson é Doutora em Cognição e Neurociências do Comportamento (Universidade de Brasília - 2015), Mestre em Psicologia da Atividade Física e do Esporte (Universidade Autônoma de Madrid - 2007), Especialista em Terapias Cognitivas (Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva - 2009) e Bacharel em Psicologia (Universidade Tuiuti do Paraná - 2006). Dedica-se à psicologia esportiva desde 2006, realizando a preparação psicológica de atletas e equipes esportivas, elaborando metodologias educacionais voltadas para o desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes através do esporte, e atuando como pesquisadora acadêmica da Neurocognição no Esporte. Lecionou em cursos de Educação Física e Psicologia em Botsuana (África) e Montevidéu (Uruguai).
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