Festival InterAgindo entre Núcleos Lagoa Santa/MG ensina de forma lúdica a respeitar as diferenças
[caption id="attachment_11374" align="alignleft" width="300"] Respeito às diferenças e união entre pessoas diferentes foi o tema do festival[/caption]
Unindo os núcleos Centro, Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG, o Festival InterAgindo: Trabalhando as Diferenças, realizado de 27 de setembro a primeiro de outubro na Escola Municipal Dr Lund, sede do Núcleo Centro, agitou mais de 200 alunos do projeto Vôlei em Rede. Participaram crianças e adolescentes das categorias Mini 2x2, Mini 3x3 e Mini 4x4 que jogaram, interagiram e trabalharam as diferenças por meio de atividades de valores que estimularam a cooperação e o respeito entre eles.
O Festival InterAgindo aconteceu em três dias diferentes para cada categoria, mas com o mesmo objetivo de promover a integração entre todos e a exercitar valores de cidadania. Divididos em grupos com cores, os alunos jogaram vôlei sentado, vôlei cego, e chute a gol com olhos vendados. Essas diferentes experiências entre os alunos motivaram a conversa sobre o tema central: as diferenças de cada um. Nessa roda, cada um pôde falar o que sentiu e em diferentes situações do dia a dia: como foi, como coexistir com o que há de diferente entre as pessoas, seja na quadra, na rua, na escola, em casa, etc.
[caption id="attachment_11376" align="alignright" width="300"] Alunos jogam o vôlei sentado, vôlei cego, e chute a gol vendado.[/caption]
Depois, os diferentes times coloridos se reuniram e jogaram entre eles em rodadas de cinco pontos – num segundo momento, puderam escolher os times entre si nas categorias e jogar outras brincadeiras. “Todos cooperaram e a integração com os outros núcleos foi ótima!” disse Kaique Lisboa, 10 anos, da categoria Mini 4x4.
[caption id="attachment_11378" align="alignleft" width="300"] Avaliação do evento é bastante positiva, já que enfatiza os valores de cooperação e respeito[/caption]
No fim de cada dia um delicioso lanche foi fornecido pela escola, no entanto, foi apenas uma pausa para a criançada voltar a jogar e se divertir. A Prefeitura de Lagoa Santa também colaborou com o lanche, transporte e cobertura fotográfica. Para os professores, o evento foi um sucesso: conseguiram trabalhar cooperação e respeito, conversaram sobre as diferenças e as crianças foram motivadas a trabalhar os valores e aplicá-los fora de aula, além de poderem jogar entre eles sem nenhum problema.
Fotos: Divulgação IC
Parceiros Institucionais: Uptime, Stone, Sextante e Delírio Tropical.
Parceiros dos Núcleos Lagoa Santa/MG do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e, via Lei Federal de Incentivo do Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Stone.