II Seminário ODS no Esporte é realizado em Maringá/PR em parceria com o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial
[caption id="attachment_11244" align="alignleft" width="224"] Gerente Executivo do Compartilhar fala sobre a aplicabilidade dos ODS no dia a dia para uma simplificação e aproximação dos Objetivos ao público[/caption]
A segunda edição do Seminário ODS no Esporte aconteceu no dia 21 de agosto na cidade de Maringá/PR, uma parceria entre o Instituto Compartilhar e o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). Foram três horas produtivas para os participantes que puderam aprender, debater e tirar dúvidas sobre formas de aplicabilidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no seu dia a dia para a construção de uma sociedade mais igualitária. Os ODS são parte da Agenda 2030 da ONU, firmada em 2015 por representantes de mais de 190 Estados-membros em Nova York. Nela são indicados 17 ODS e quase 170 metas para reduzir desigualdades, melhorar a vida no planeta e muito mais.
O Seminário ODS no Esporte proporcionou aos presentes a oportunidade de compreender melhor a função e formas de execução dos ODS no cotidiano podendo, dessa forma, aplicá-los no exercício de suas atividades pessoais e profissionais. Representando o Instituto Compartilhar estava o gerente-executivo Luiz Fernando Nascimento (o Nando). Além de dividir as experiências do Compartilhar com os ODS, mesmo antes de tornar-se signatário do Pacto Global, Nando focou na aplicabilidade dos Objetivos em situações diversas, ampliando as possibilidades de uso. “O mais importante é sensibilizar as pessoas quanto aos ODS e à Agenda 2030 que devem ser norteadores para todo cidadão. As pessoas pensam como um programa da ONU para grandes empresas, mas isso pode ser convertido para o dia a dia das pessoas”,disse o gerente-executivo sobre sua apresentação, que durou cerca de 20 minutos antes dos debates em mesa redonda.
[caption id="attachment_11245" align="alignright" width="300"] Grupo de mesa-redonda permite aos participantes tirar dúvidas e propor discussões após as apresentações[/caption]
Marcaram presença empresários interessados em investimentos no esporte, representantes do terceiro setor, universitários, professores e profissionais de educação física. O CPCE faz parte do Sistema Fiep, que ano passado lançou o Portal ODS, que reúne informações para auxiliar e dar base a todos que pretendem dar início a atividades ligadas aos ODS pelo Brasil. Esta foi a segunda edição do Seminário ODS no Esporte, a primeira aconteceu em Curitiba (confira aqui) e também contou boa repercussão. Além do Nando, participaram das apresentações e da mesa redonda o Diretor Regional do CPCE, Paulo P. Lima; também do Conselho Paranaense, falando sobre os ODS e o Esporte, Rosane Fontoura; e o representante da Usina Santa Terezinha, Roberto Cidade. Foram momentos ricos, com trocas de ideias e experiências, para descomplicar a prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Parceiros Institucionais: Uptime, Sextante e Delírio Tropical.
Fotos: Dilvulgação CPCE
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as próximas gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.