Festival Julino do Núcleo Guaratuba/PR conta com jogos, brincadeiras, aprendizados e muita reflexão
[caption id="attachment_11115" align="alignleft" width="300"] Divididos em grupos, alunos conseguem aproveitar todas as atividades do Festival Julino do Núcleo Guaratuba/PR[/caption]
Mais do que proporcionar uma tarde divertida aos alunos do projeto Vôlei em Rede, o Festival Julino do Núcleo Guaratuba/PR gerou reflexões sobre o comprometimento da garotada nas aulas de Minivôlei, na escola e na vida. O evento, organizado pela professora de voleibol Cássia Melchioretto, com o apoio especial de alguns voluntários, contou com jogos, brincadeiras e comidas típicas, além do papo produtivo baseado na fábula do porco e da galinha. Tudo isso aconteceu na quadra do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, sede das aulas do projeto, no dia 29 de julho.
A vontade de promover uma experiência única aos alunos ficou evidente em todos os detalhes. Já na chegada, as meninas receberam um laço personalizado para pendurar no cabelo e os meninos uma gravata decorada com flores e bandeirinhas. Todos puderam aproveitar as atividades propostas, até mesmo os voluntários que auxiliaram nas barraquinhas e nos jogos. As partidas de voleibol foram recreativas, assim como as brincadeiras boca do palhaço, derruba latas, argola, pescaria e correio elegante. Para Cássia, falar sobre a tradição e a cultura brasileira, assim como possibilitar momentos de descontração e resgate da infância, é fundamental. “Esses momentos dentro do projeto vêm fortalecendo o sentimento de pertencimento nos alunos e têm refletido positivamente nas aulas cotidianas”, afirmou a professora.
[caption id="attachment_11116" align="alignright" width="300"] Evento conta com jogos de Minivôlei, boca do palhaço, derruba latas, argola, pescaria e correio elegante[/caption]
Na oportunidade, as crianças e adolescentes praticaram os valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol como a responsabilidade e a autonomia com a organização do arraiá. Já a fábula do porco e da galinha serviu para a professora explicar a diferença entre envolvimento e comprometimento, utilizando exemplos do dia a dia e questionando os alunos sobre suas atitudes com os amigos, familiares e professores. “O que mais gostei foram as brincadeiras e a lição de vida da história do porco e da galinha. Me fez repensar no que estou fazendo para realizar meus sonhos e objetivos, se estou me dedicando o suficiente”, contou a aluna Marcela Ikegami, 15 anos, da categoria Mini 3x3.
O evento também favoreceu a integração entre as crianças e adolescentes, possibilitou a prática dos conhecimentos adquiridos nas aulas, tomadas de decisões, liderança, trabalho em equipe e, é claro, fortaleceu ainda mais os laços de amizades entre todos os participantes do Vôlei em Rede no Núcleo Guaratuba. No final, os participantes saborearam deliciosos doces e salgados. Doce de abóbora, bolo de fubá, paçoquinha, pipoca e amendoim foram só algumas das guloseimas desta festa julina, tudo preparado com muito carinho pelos pais e alunos.
[caption id="attachment_11117" align="alignleft" width="300"] Confraternização entre as crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede rende vários aprendizados[/caption]
Fotos: Divulgação IC.
Parceiros Institucionais: Uptime, Stone, Sextante e Delírio Tropical.
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná, Itaipu e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Klabin, Grupo Positivo, Stone, Condor, Previsul, Peróxidos Brasil, Comerc, Berneck, Altech, Elejor, Vianmaq e Itambé.