Instituto Compartilhar participa do 23º Encontro Nacional de Membros da Rems e do fórum “O Esporte que Queremos”
[caption id="attachment_10790" align="alignleft" width="300"] 23º Encontro Nacional de Membros da Rems é realizado pela primeira vez na região Sul, em Florianópolis/SC[/caption]
No dia 23 de maio aconteceu o fórum aberto “O Esporte que Queremos” que abordou políticas públicas do esporte para o desenvolvimento humano. O evento, promovido no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis/SC, foi realizado pela Rede Esporte pela Mudança Social (Rems) com seus parceiros institucionais Nike e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Sesc. Entre os nomes presentes estiveram o ex-tenista Guga Kuerten e o Secretário Especial do Esporte, General Décio dos Santos Brasil. O fórum fez parte do 23º Encontro Nacional de Membros da Rems, promovido entre os dias 22 e 24 de maio.
O público alvo do fórum gratuito foram membros do governo, acadêmicos, representantes de organizações do 3º setor e do âmbito empresarial. A abertura ficou por conta da Rems, Sesc e Nike, seguida da fala do Guga e Alice Kuerten. Na oportunidade, Guga aproveitou para reforçar a importância do trabalho em rede para ajudar na construção de políticas públicas voltadas ao esporte, e levou uma ex-aluna do Instituto Guga Kuerten, que hoje está cursando educação física, para contar como o esporte impactou sua vida, sensibilizando a todos.
[caption id="attachment_10791" align="alignright" width="300"] Guga e Alice Kuerten participam do fórum “O Esporte que Queremos”[/caption]
As apresentações principais foram dos convidados Prof. João Batista Freire (Universidade Estadual de Campinas) que falou sobre a força do esporte para a transformação social; e Secretário Décio Brasil, representando o Ministério da Cidadania, que abordou as ações do governo relacionadas ao esporte. O gerente executivo do Instituto Compartilhar e membro do Conselho de Representantes da Rems, Luiz Fernando Nascimento (o Nando) foi o mediador do debate.
A programação do 23º Encontro Nacional de Membros da Rems também foi intensa e produtiva com pessoas oriundas de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Foram promovidas dinâmicas de integração e apresentação de novas entidades, mas o principal tema tratado foi a sustentabilidade da Rems e formas de captação de recursos. No último dia os participantes visitaram o Instituto Guga Kuerten. “Foram 3 dias de muita energia fortalecendo o esporte como fator de transformação social. Valeu membros, organização e parceiros. Foi um sucesso!”, agradeceu Nando.
[caption id="attachment_10792" align="alignleft" width="300"] No último dia, membros da Rems visitam o Instituto Guga Kuerten[/caption]
Hoje, a Rems conta com 116 organizações que atuam com o esporte como fator de desenvolvimento humano. Seu objetivo principal é dar visibilidade ao trabalho realizado por cada uma delas, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte em diversas esferas sociais, para a promoção da saúde e da cidadania. Para isso, a Rede realiza alguns encontros entre os membros. Em especial, o 23º aconteceu pela primeira vez na região Sul do país.
Fotos: Rems
Parceiros Institucionais: Stone, Uptime, Sextante e Delírio Tropical