Esforço e dedicação nas aulas de Minivôlei garantem reconhecimento de dois alunos de Itu/SP para bolsas de estudos na Microcamp
[caption id="attachment_9767" align="alignright" width="300"] Valores aprendidos nas aulas por meio da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol ajudam no desenvolvimento integral dos dois adolescentes[/caption]
O Instituto Compartilhar preza pela formação integral de seus alunos, e por meio do esporte ensina valores que os ajudam a serem mais responsáveis, dedicados, a estabelecerem metas e a atingirem seus objetivos dentro e fora das quadras. O Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP, do projeto Vôlei em Rede, tem dois bons exemplos do que o esporte é capaz de proporcionar: o ex-aluno Gabriel Toledo, que ficou três anos no projeto, e o aluno José Lucas Martins, que está há quatro anos no projeto. Ambos receberam uma bolsa de estudos do curso de Informática na escola profissionalizante de informática e idiomas, Microcamp. As bolsas integrais, disponibilizadas por intermédio da ex-aluna Renata do Carmo, garantem o curso de dois anos para os dois garotos.
Gabriel tem 17 anos e se preocupa com seu futuro profissional. Com a bolsa, espera adquirir vasto conhecimento sobre as ferramentas de informática para conquistar um espaço no mercado de trabalho. Surpreendido com a notícia, o ex-aluno, que também é voluntário da ação complementar de voluntariado Compartilhando um Ideal, disse que sempre se preocupou com o bom desempenho escolar: “Sempre ouço minha mãe falar que devo tirar boas notas na escola e estudar bastante. Aqui no projeto a gente aprende isso também” e reconhece que o que vier pela frente será fruto do esforço.
José também pensa no curso como um encaminhamento para novas oportunidades de trabalho ou especialização. Ajudar com as contas de casa e buscar um bom emprego são itens na lista de prioridades do aluno. Este é o quarto ano de aulas de Minivôlei de José no projeto, por isso, compreende bem a importância dos valores aprendidos, principalmente questões relacionadas à responsabilidade e autonomia. “Além dos amigos que fazemos no esporte, a gente aprende a crescer de uma forma mais madura”, contou.
[caption id="attachment_9768" align="alignleft" width="300"] Aluno e ex-aluno do Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP (da esq. p/ dir.) ganham bolsa de estudos para curso profissionalizante na Microcamp[/caption]
A professora do Núcleo Dirceu Cordeiro, Alessandra de Castro, sente-se gratificada pela conquista de seus alunos: “É isso que busco como professora e mentora das crianças e adolescentes aqui do projeto. Nós, professores, queremos que eles cresçam como pessoas maduras e que suas expectativas aumentem junto com o tanto que eles se esforçam para isso”, explicou. Para ela, o papel de educadora está em abrir os olhos e mentes de quem está sob sua tutela para que possam expandir seus horizontes e anseios. “Sem educação você não tem informação. Com estudo, você consegue expandir seus horizontes, ver, sonhar e alcançar mais longe. Talvez eles ainda não tenham vislumbre da importância disso para a vida deles, porém tenho certeza de que eles vão sair de lá (do curso da Microcamp) ainda mais inteligentes e dedicados! ”.
A ex-aluna Renata, por sua vez, disse ter ajudado na aquisição das bolsas por perceber a dedicação dos dois adolescentes: “São ótimos meninos, esforçados e também têm amor pelo esporte”. Além disso, ela tem plena confiança na professora, que lhe ajudou muito quando estava no projeto: “Uma das melhores coisas é que ela sempre incentiva a não desistir, tanto na quadra quanto fora, foi uma amiga e uma mãe para mim”, complementou Renata.
Como parte integrante da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, o desenvolvimento da autoestima e a superação das adversidades são marcantes na trajetória destes dois adolescentes. Em incentivo à busca por novos desafios, a professora deixa um recado a todos, mas em especial ao Gabriel e José: “Não desistam das coisas e dos sonhos. É difícil sim, a gente sabe. Mas sair da zona de conforto, da dificuldade, fazendo o que gosta é ótimo para perseverar na vida” aconselhou orgulhosa.
É por conta dessas e diversas outras histórias que o Instituto Compartilhar pode usar o esporte como elemento para o desenvolvimento humano. “Não há efeito sem causa. A nossa é o Esporte”
Parceiros dos Núcleos Itu/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Itu e Vôlei Renata.
Fotos: divulgação IC
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as futuras gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.