Praça Oswaldo Cruz em Curitiba/PR conta com diversas atrações no Dia do Desafio
[caption id="attachment_9527" align="alignleft" width="300"] Instituto Compartilhar marca presença no incentivo ao esporte no Dia do Desafio[/caption]
O Dia do Desafio é realizado em toda última quarta-feira de maio. A data marca uma campanha mundial de incentivo à prática regular de exercícios físicos em prol de uma vida mais saudável. No Paraná, 347 cidades aderiram às ações coordenadas pelo Sesc/PR em parceria com as prefeituras. Em Curitiba, um dos pontos para a promoção das atividades foi a Praça Oswaldo Cruz, e é claro que o Instituto Compartilhar marcou presença com algumas quadrinhas de Minivôlei montadas ao ar livre.
De acordo com o coordenador do evento e analista de esportes e lazer do Sesc/PR, Carlos Holdefer, a intenção do Dia do Desafio é “abraçar” o público em geral. Tanto é, que foram realizadas atividades para pessoas de todas as idades. Teve barracas da saúde e ginástica multifuncional, campanha contra a obesidade, aulas de dança, cama elástica, tabuleiros de jogos gigante e espaço kids. Já os esportes foram oferecidos por profissionais do Instituto Compartilhar e do Instituto Futebol de Rua, ambos membros da Rede Esporte pela Mudança Social (Rems) junto com outras mais de 100 instituições que desenvolvem ações ligadas a diversos temas como cultura de paz, saúde, família e diversidade. Segundo o diretor executivo do Futebol de Rua, Alceu Natal Neto, a oferta da prática supervisionada dos esportes é essencial para quem não está acostumado e quer iniciar uma vida mais saudável.
As crianças e adolescentes do Compartilhar – do projeto Vôlei em Rede, Núcleo Central - foram até a praça com ônibus cedido pela Prefeitura. Eles esbanjaram bom humor e respeito durante os amistosos misto, feminino e masculino com a equipe da escolinha de vôlei do Sesc. Com as quadrinhas de Minivôlei montadas na areia, os professores proporcionaram jogos de Mini 3x3 ensinando e auxiliando todos que passaram por ali. Como última atividade do evento, o time de câmbio (bola agarrada) de uma das unidades do Sesc convidou a garotada para uma partida de demonstração do esporte. Parecido com o vôlei, ele é voltado para pessoas acima de 50 anos, de forma a possibilitar a prática de hábitos saudáveis na melhor idade.
Um dos fundadores do câmbio em Curitiba, Daniel Scepanik, 74 anos, ressaltou a importância do esporte para a saúde: “É algo que move todo o comportamento da pessoa. Se você não estiver atento, o pensamento voltado para o jogo, você falha. Essa atividade física, se realizada com comprometimento, com certeza ajuda a pessoa em todos os sentidos”. A data de institucionalização do Dia do Desafio é de 4 de abril de 2018 e prevê “atividades físicas e esportivas orientadas, a serem realizadas por, no mínimo, quinze minutos, em empresas privadas, em órgãos da administração pública, direta e indireta, em estabelecimentos escolares, nos lares, nos espaços públicos e em quaisquer outros lugares que permitam o convívio saudável entre as pessoas” – Lei Federal Nº 13.645, de 4 de abril de 2018.
Parceiros Institucionais do Instituto Compartilhar: Uptime, Sextante e Delírio Tropical.
Fotos: divulgação IC
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as futuras gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.