Instituto Compartilhar recebe o Selo Sesi ODS 2018 durante cerimônia de premiação em congresso promovido na Fiep, em Curitiba/PR
[caption id="attachment_10188" align="alignleft" width="300"] Congresso Sesi ODS proporciona trocas de experiências sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) entre representantes de indústrias, empresas, instituições públicas e não governamentais[/caption]
Organizações de 87 municípios do Paraná participaram, nos dias 29 e 30 de outubro, da terceira edição do Congresso Sesi ODS, evento que proporciona o diálogo sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e que evidencia diversas ações realizadas em todo o Estado. As atividades aconteceram no Centro de Eventos Sistema Fiep, em Curitiba/PR, com destaque para a entrega do Prêmio Sesi ODS, no qual o Instituto Compartilhar foi um dos cinco finalistas, concorrendo na categoria “Organização da Sociedade Civil” com o projeto Vôlei em Rede executado no Paraná; e do Selo Sesi ODS, conquistado pela entidade como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido para o alcance do ODS 3. Saúde e bem-estar, ODS 4. Educação de qualidade e ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes.
[caption id="attachment_10179" align="alignright" width="300"] Programa Escolha Certa – Esporte sem Violência é apresentado durante a “Mostra de Projetos” pelo analista administrativo-financeiro do Instituto Compartilhar, Rubens Neves[/caption]
Mais de mil pessoas marcaram presença no Congresso e puderam trocar experiências com representantes de indústrias, empresas, instituições públicas e não governamentais. No primeiro dia foram promovidas várias oficinas que ajudaram na compreensão do trabalho com os ODS, entre elas “Inovando juntos: como inovar na implantação dos ODS?” e “Compliance e Programas de Integridade”, das quais o analista administrativo-financeiro do Instituto Compartilhar, Rubens Neves, que esteve à frente do processo de inscrição da entidade para concorrer ao Prêmio Sesi ODS, participou em busca de novos conhecimentos. “Os temas foram bem relevantes, pois trazem um novo ponto de vista sobre a implantação dos ODS. Não tem como não ter uma mudança cultural dentro da instituição”, comentou Rubens sobre as oficinas.
[caption id="attachment_10176" align="alignleft" width="300"] Selo Sesi ODS 2018 pode ser usado por um ano pelas instituições condecoradas, entre elas o Instituto Compartilhar – foto: Sistema Fiep[/caption]
Entre as diversas atrações do segundo dia de evento, aconteceu a “Mostra de Projetos” composta por 34 mesas e pessoas de mais de 100 instituições apresentando iniciativas em diferentes áreas de atuação. Na oportunidade, Rubens falou sobre a atividade do Programa Escolha Certa, edição Esporte sem Violência, desenvolvida no ano passado com milhares de crianças e adolescentes e que contemplou, especificamente, o ODS 16 ao promover o diálogo sobre a Cultura de Paz e mostrar iniciativas educacionais e preventivas acerca do tema. “A Mostra de Projetos foi de grande aprendizado para todos os que participaram. Eu pude apresentar a iniciativa do Compartilhar e as pessoas que estavam junto ouviram e perguntaram bastante. Eu também tive chance de aprender mais com as outras apresentações para melhorar ainda mais o nosso dia a dia”, avaliou Rubens.
A noite ficou reservada para a entrega do Prêmio Sesi ODS, em diversas categorias, e do Selo Sesi ODS às organizações inscritas que alcançaram peso igual ou superior a cinco no processo de avaliação realizado por uma banca de especialistas (o relatório completo do evento e a lista das boas práticas participantes você confere aqui). O gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando – esteve presente no Congresso e agradeceu a condecoração do Selo Sesi ODS à entidade que também é signatária do Pacto Global da ONU: “A conquista do Selo é um reconhecimento pelo trabalho que já desenvolvemos no Compartilhar e fortalece ainda mais as nossas ações”. Diariamente o Compartilhar contribui para o alcance dos ODS 3 e 4, e em atividades pontuais dos ODS 5. Igualdade de gênero, 10. Redução das desigualdades, 16 e 17. Parcerias e meios de implementação.
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Klabin.
Parceiros Institucionais: Uptime, Sextante e Delírio Tropical.
Fotos: divulgação IC e Sistema Fiep
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as próximas gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.