Seleção Brasileira Masculina de Voleibol conta com torcida do Instituto Compartilhar durante Desafio de Ouro na Arena da Baixada em Curitiba
[caption id="attachment_7165" align="alignleft" width="300"] Alunos do Instituto Compartilhar visitam vestiário e conhecem jogadores da Seleção Brasileira Masculina de Voleibol antes da partida contra Portugal em Curitiba.[/caption]
Emoção e euforia resumem o que cerca de 250 alunos do Instituto Compartilhar sentiram durante a comemoração do ouro Olímpico conquistado pela Seleção Brasileira Masculina de Voleibol nos Jogos Olímpicos Rio2016. O Desafio de Ouro contra a equipe de Portugal, realizado no Estádio Atlético Paranaense, em Curitiba, no dia 03 de setembro, contou com a torcida contagiante de crianças e adolescentes dos projetos Esporte em Ação e Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. Muitas delas participam das aulas de minivôlei em outras cidades e viajaram especialmente para assistir ao jogo. Outras, pela primeira vez, viram um jogo de perto, próximo a milhares de outros torcedores. E algumas tiveram o privilégio de ir ao vestiário dos jogadores para tirar fotos e pegar autógrafos com os ídolos.
Os ingressos foram cedidos pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que proporcionou uma experiência inesquecível a garotada. Marcaram presença alunos dos núcleos Central (em Curitiba), Campo Largo e Guaratuba do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná e dos núcleos Afonso Pena e Cidade Jardim - São José dos Pinhais/PR do projeto Esporte em Ação. Em meio a cerca 33 mil torcedores (informação retirada do site da CBV), eles demostraram muito carinho pelo diretor-presidente do Compartilhar, o técnico Bernardinho, por todos os jogadores e equipe técnica.
[caption id="attachment_7166" align="alignright" width="300"] Torcida do Instituto Compartilhar carrega faixas para homenagear jogadores e técnico da Seleção por sua garra e ouro Olímpico.[/caption]
Antes mesmo do jogo começar, quatro alunos conseguiram alguns minutinhos ao lado dos jogadores no vestiário. A aluna do Núcleo Central, Maria Júlia de Lima, 10 anos, da categoria Mini 2x2, contou que foi emocionante ficar tão perto dos jogadores e revelou sua admiração especial pelo líbero Serginho: “ele tem uma história muito bonita e ralou muito para estar na Seleção”. A colega do mesmo núcleo, Manuella Petrunko, 11 anos, da categoria Mini 3x3, não economizou elogios ao levantador William: “ele é querido e carinhoso. Abraçou, deu autógrafo e foi super atencioso”. Os outros dois alunos que estiveram lado a lado com os atletas foram João Vitor Nowisck, 15 anos, da categoria Super Vôlei do Núcleo Central, e Fernanda Martins, 15 anos, da categoria Vôlei do Núcleo Guaratuba, que também participa do projeto completar de voluntariado da entidade, o Compartilhando um Ideal.
Quem viajou para assistir ao jogo contou que o passeio valeu muito a pena. Um exemplo disso é o aluno do Núcleo Guaratuba, Renan Cordeiro, 16 anos, da categoria Vôlei, que disse que ver os campeões Olímpicos ao lado dos seus amigos foi inspirador: “foi uma experiência fantástica! Nunca tinha visto um jogo da Seleção”. Junto com seus colegas e a professora do núcleo, Cássia Graciotto, Renan ajudou a agitar a torcida e a levantar a faixa que eles mesmos produziram em homenagem ao Bernardinho: Trabalho + Talento = Bernardinho. Parabéns por mais essa conquista. Outras duas faixas representaram todos os alunos e equipe do Compartilhar com as mensagens: O Instituto Compartilhar parabeniza nossos campeões Olímpicos” e “Bernardinho, obrigado por nos inspirar na busca dos nossos sonhos”.
[caption id="attachment_7167" align="alignleft" width="300"] Crianças e adolescentes apoiam time brasileiro durante Desafio de Ouro 2016.[/caption]
A professora do Núcleo Campo Largo, Kelly Cristina Antunes, ressaltou o quão importante foi essa chance para os alunos: “todos adoraram, agradeceram a oportunidade e tenho certeza que marcou a vida de cada um”. Kelly afirmou ainda que são momentos como esse que atestam a importância e a diferença que o projeto faz na vida das crianças e adolescentes, pois favorece o crescimento pessoal deles e oportuniza experiências únicas.
O coordenador do projeto Esporte em Ação, Fabiano Prado, contou que ficou emocionado em ver a alegria da garotada durante o jogo. O aluno do Núcleo Afonso Pena – S. J. dos Pinhais, Felipe Vanzuita, 13 anos, da categoria Mini 3x3, declarou toda sua gratidão: “nunca tinha entrado em um estádio de futebol e muito menos para assistir a um jogo do meu esporte preferido, esse dia para mim foi o melhor da minha vida”. Os campeões Olímpicos fizeram bonito em quadra e retribuíram o carinho da torcida com 3 sets a 0.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Parceira dos Núcleos São José dos Pinhais/PR: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.
Fotos: Divulgação IC e Carlos Eduardo Fotografia