Mudei muito depois do projeto, me tornei autoconfiante, perdi a timidez, fiz planos a logo prazo, aprendi a ser dedicada e responsável, entre outras muitas coisas. Aluno egresso

RESULTADOS

Estamos orgulhosos! Nosso trabalho já apresenta resultados positivos, medidos por meio de avaliação de impacto e pesquisa com alunos egressos, que comprovam que uma metodologia adequada em um ambiente acolhedor e com o professor comprometido faz do esporte uma enorme possibilidade de transformação social. Além disso, demonstram que quando a prática esportiva é divertida, os alunos passam a gostar das atividades e a tendência é continuar com vida ativa ao longo dos anos. Assim, buscamos combater a inatividade física infantil comum ao mundo moderno.

Ouvimos sempre os envolvidos em nossos trabalhos. Damos voz aos professores e coordenadores sobre nossa atuação, realizamos pesquisas de opinião com nossos parceiros para opinarem em algumas decisões, enfim, buscamos informação e respostas em todas as áreas.

Conheça como avaliamos as ações socioesportivas, nossos métodos e ferramentas de pesquisa, além dos resultados já alcançados, dos quais extraímos se o que estamos fazendo está dando certo e qual o Efeito Esporte na vida das pessoas.

Acesse: www.efeitoesporte.com.br

ACOMPANHAMENTO

Além das pesquisas pontuais que fazemos, acompanhamos constantemente as atividades dos núcleos com indicadores que nos dão a visão de como está o andamento das atividades locais, assiduidade e comprometimento de professores e alunos. O Sistema de Monitoramento e Avaliação do Compartilhar (Simac) reúne dados quantitativos dos núcleos, como as taxas de aproveitamento de carga horária, ocupação das vagas, evasão, dentre outras, e com a interpretação delas, os coordenadores têm tempo hábil para propor melhorias no aproveitamento dos projetos.

Há também uma avaliação qualitativa feita em todos os núcleos a partir das observações dos professores quanto às percepções sobre diversos pontos relacionados ao trabalho desenvolvido, mas principalmente a respeito de mudanças de comportamento dos alunos. Alguns núcleos realizam uma avaliação qualitativa mais minuciosa – antes realizada por consultoria externa – entrevistando os atores envolvidos do projeto (alunos, professores, coordenação do projeto, agentes da escola e, quando possível, familiares).

Receba notícias e novidades do Instituto Compartilhar