R$0.000
Trabalho ensinando um dos esportes com o qual mais me identifico e que tenho prazer, tanto em ensinar como em praticar. Professor de um dos núcleos do projeto Vôlei em Rede.

PROGRAMA SOCIOESPORTIVO

O Programa Socioesportivo é a nossa principal atividade, e é composto por dois projetos que somam 44 núcleos, localizados em 23 cidades e espalhadas por cinco estados brasileiros (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo). A principal característica é o trabalho em rede, unindo esforços entre parceiros públicos e privados que facilitam a realização das atividades. Atualmente, são beneficiados cerca de 3,5 mil crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos, prioritariamente estudantes de escolas públicas.

Mais do que um professor de educação física que goste de esporte e de trabalhar com esta faixa etária, temos profissionais com consciência de seu papel educador e de que são referência para os alunos. Trata-se de um processo formativo, o professor deve ser o exemplo de postura e conduta durante as aulas.

Todos os professores participam do credenciamento na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol para ministrarem aulas nos padrões estabelecidos. A partir daí, ao assumirem as turmas, contam com uma estrutura de coordenadores que acompanham os núcleos por meio de relatórios mensais e, à distância, conversam constantemente com eles. Além disso, os coordenadores realizam visitas técnicas aos núcleos para esclarecer in loco as dúvidas e dificuldades dos professores. A equipe de profissionais é toda formada em educação física, a maioria vinculada ao poder público. Apenas professores do projeto Esporte em Ação e do Núcleo Central – Curitiba do projeto Vôlei em Rede são contratados do Instituto Compartilhar.

PROJETO VÔLEI EM REDE

Maior projeto do Instituto Compartilhar em total de núcleos, o Vôlei em Rede tem como característica oferecer aos alunos apenas a modalidade do voleibol. Como forma de valorizar a escola pública e seu papel como agente transformador, o projeto é implantado no contraturno escolar, para oferecer a prática esportiva de qualidade como elemento facilitador deste processo. Dos 41 núcleos que compõem este projeto, apenas três não são realizados em escolas públicas.

PROJETO ESPORTE EM AÇÃO

Além do voleibol, oferece capoeira. Atua em locais públicos e é aberto à comunidade. O diferencial do projeto Esporte em Ação é a oportunidade que os alunos têm de participar de mais uma modalidade esportiva. As atividades acontecem em ginásios públicos e oportunizam a convivência de alunos de diversas escolas públicas da região onde estão inseridos.

ONDE ESTAMOS

Receba notícias e novidades do Instituto Compartilhar