R$0.000
Este projeto contribui muito para a formação de meu filho, pois envolve participação e companheirismo, além de disciplina e responsabilidade. Responsável por aluno de um dos núcleos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná.

PROGRAMA EDUCACIONAL

Criamos o Programa Educacional para apoiar as nossas ações socioesportivas e conversar com os nossos diversos públicos de maneiras diferenciadas, apresentando o esporte sempre como alternativa de vida saudável. Para comunicar com as crianças, inventamos o gibi Compartilhar é… e com os adolescentes desenvolvemos o programa Escolha Certa. Para disseminar a metodologia desenvolvida nos projetos a profissionais e acadêmicos do esporte existem as Clínicas IC. Apesar de temporariamente descontinuado, incorporamos ainda – como ação complementar – o programa finlandês Muuvit que atua junto às escolas públicas e/ou particulares.

As Clínicas IC buscam difundir a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol para profissionais e acadêmicos de educação física. O formato inclui aulas teóricas intercaladas com aulas práticas para facilitar a assimilação dos conteúdos por parte dos participantes. Assim, busca-se uma participação ativa de todos, gerando uma troca de experiências enriquecedora, principalmente, na adaptação da metodologia a diferentes realidades.

As Clínicas IC são realizadas em diversas partes do Brasil em formatos diferentes – 8 a 30 horas – conforme a necessidade do interessado. Se você quer promover uma clínica na sua cidade, entre em contato conosco.

TEMALOCALDATAINSCRIÇÕES
Curso IC 2020 Totalmente on-line20, 22, 26 e 28 de outubro de 2020
Encerradas 
Clínica IC – 26h30 (Edição especial – Voleibol da Iniciação ao Rendimento)Universidade Positivo – Curitiba/PR19 a 22 de junho de 2019Encerradas
Clínica IC – 8h (Evento fechado realizado para professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro)Escola Municipal Orsina da Fonseca (sede do Núcleo Tijuca – Rio/RJ do projeto Vôlei em Rede)11 de setembro de 2018Encerradas
Clínica IC – 8hFrancisco Beltrão/PR – Universidade Paranaense UNIPAR24 de novembro de 2017Encerradas
Clínica IC – 8hTelêmaco Borba / PR – Colégio Estadual Wolff Klabin14 de setembro de 2017Encerradas
Clínica IC – 16hrsNatal / RN – Universidade Potiguar e Natal Volley Club07 e 08 de outubro de 2016Encerradas
Clínica IC – 8hParanavaí / PR – SESC17 de setembro de 2016Encerradas
Circuito de Palestras – Vida Ativa : Iniciativas globais e locaisCuritiba / PR – Universidade Positivo23 de setembro de 2015Encerradas
Clínica IC – 8hParanavaí / PR – SESC19 de setembro de 2015Encerradas
Circuito de Palestras – Diferentes visões contra a obesidadeCuritiba / PR – Faculdade Dom Bosco03 de julho de 2015Encerradas
Clínica IC – 8hPalmas / PR – Centro Cultural de Palmas e Ginásio Municipal16 de junho 2015Encerradas
Circuito de Palestras – Conversa com a ex-atleta e levantadora, FofãoCuritiba / PR – Unibrasil29 de maio de 2015Encerradas
Circuito de Palestras – apresentação de resultados da campanha “Ex-aluno, por onde você anda?”Curitiba / PR – Universidade Federal do Paraná28 de abril de 2015Encerradas
Clínica IC – 8hItu / SP – Escola Municipal Carolina Moraes de Macedo28 de abril de 2015Encerradas

Criado na Finlândia, o Muuvit é um programa que contribui para combater o sedentarismo de crianças de 9 a 12 anos ao estimular a prática diária de hábitos de vida saudável. Em uma plataforma virtual e gratuita, professores de escolas incentivam as crianças a serem mais saudáveis e praticarem atividades que envolvam movimento. O Instituto Compartilhar ficou interessado no programa pelo alinhamento com os objetivos da instituição e trouxe a iniciativa para o Brasil, por meio da Rede Esporte pela Mudança Social (Rems). Em 2016, o programa foi temporariamente descontinuado e ainda não há previsão para o retorno das atividades.

Em um mapa interativo da América do Sul, os alunos conhecem dados básicos, pontos turísticos, culinária, cultura, idiomas, curiosidades, esportes, brincadeiras regionais e desafios das cidades, sempre tendo a cultura de paz como tema transversal. Para visitar novos locais, a turma deve acumular pontos ao praticar atividades que envolvam movimento dentro e fora da escola. Assim, de forma divertida, as crianças aprendem conteúdos de diversas disciplinas e ainda se movimentam e fazem exercícios físicos.

Conheça a plataforma que no Brasil já esteve em escolas do Rio de Janeiro e no Paraná, e na Europa já chegou a 75% das escolas finlandesas – referência mundial em educação – Suíça, Alemanha, Suécia, Polônia, Inglaterra, Itália, dentre outros.

Saiba como foi essa experiência: muuvit.com/brasil

O Programa Escolha Certa visa promover uma melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes, utilizando iniciativas educacionais e preventivas. Em uma linguagem atualizada, com a qual o público infantojuvenil encontra identidade, e com depoimentos de vários atletas de alto rendimento, o programa aborda temas ligados à sua realidade e apresenta o esporte como uma melhor opção. Buscamos sempre nos associar a uma entidade que tenha conhecimento especializado sobre o tema abordado e nós aplicamos os conteúdos no esporte.

A primeira etapa do Programa Escolha Certa foi a publicação do guia Esporte sem Álcool em 2006, criado em parceria com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) de São Paulo. A parceria aconteceu com o Projeto Não-Violência de Curitiba/PR para desenvolver o novo tema do projeto, Esporte sem Violência, escolhido a partir das pesquisas realizadas com professores de escolas.

Criamos um portal para fornecer todo o conteúdo do programa Escolha Certa – Esporte sem Violência – guias, vídeos, sugestões de exercícios e atividades – gratuitamente a qualquer interessado em trabalhar o tema em suas realidades de trabalho.

Acesse: programaescolhacerta.com.br

O Gibi Compartilhar é… apresenta o técnico Bernardinho como interlocutor para transmitir valores de cidadania. Foi a nossa primeira iniciativa no desenvolvimento de materiais educativos complementares, que são trabalhados junto aos projetos socioesportivos.

O primeiro tema foi baseado nas ações do extinto Núcleo Vila Torres – Curitiba/PR do projeto Esporte em Ação, com um enredo descrevendo as suas atividades realizadas na praça Plínio Tourinho.  O gibi aborda assuntos como alimentação saudável, segurança, educação e a preservação do espaço esportivo da praça. Acesse aqui o Gibi Compartilhar é… Edição extinto Núcleo Vila Torres.

Abordando o tema nutrição, o segundo foi lançado em 2008 com uma ação integrada entre os nossos projetos na época. Cada núcleo realizou atividades especiais durante a Semana da Nutrição, que aconteceu em novembro. Acesse aqui o Gibi Compartilhar é…Edição Nutrição.

Receba notícias e novidades do Instituto Compartilhar