Instituto Compartilhar recebe Selo SESI ODS 2024
06/12/2024
O Instituto Compartilhar agora é certificado pelo Selo Sesi ODS 2024. A iniciativa, promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) no Paraná, no qual a Federação das Indústrias do Paraná – FIEP faz parte, reconhece práticas em indústrias, empresas e organizações sociais que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, além de ações voltadas para questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Esta é a 8ª edição do Prêmio que já reconheceu mais de duas mil práticas de impacto local em organizações da sociedade civil com filiais no Paraná e atuação em um ou mais estados do Brasil. A cerimonia de entrega das certificações e anúncio das vencedoras em cada categoria aconteceu nesta sexta-feira (6) no Campus da FIEP. Ao todo, foram 363 organizações inscritas, de 73 municípios paranaenses, que receberam a certificação.
O Compartilhar concorreu na categoria Parcerias Sustentáveis para Organização da Sociedade Civil no Paraná com os 27 anos do projeto Vôlei em Rede no estado. Nesse período atendeu milhares de crianças e adolescentes em dezenas de cidades paranaenses, graças às parcerias com o Governo do Estado do Paraná (por meio das Secretarias de Esporte e de Educação) e diversas empresas que contribuíram de forma direta ou via Lei Federal de Incentivo ao Esporte para o financiamento do projeto. Essas parcerias garantem a sustentabilidade, continuidade e qualidade do projeto por meio de infraestrutura em escolas públicas e ginásios, professores de Educação Física, aquisição de equipamentos, materiais esportivos, uniformes e capacitação de profissionais.
“Desde o ano passado estamos intensificando as ações do projeto voltadas aos ODS, com oficinas, palestras, festivais temáticos e conversas com a comunidade escolar, sempre associados aos valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. É um tema que envolve bastante as crianças e adolescentes, que ficam satisfeitos com a conscientização de um mundo melhor e mais sustentável”, explicou o gerente executivo do Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando).
Antes da cerimônia de entrega dos selos, a equipe do Compartilhar participou Congresso Sesi ODS 2024 (nos dias 5 e 6 dezembro). O evento reuniu diversas entidades com o intuito de promover discussões sobre as práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) no contexto da Agenda 2030, da ONU.
As analistas administrativas-financeira Karla de Bomfim e Fernanda Cotrim participaram de palestras e da Mostra de Projetos, na qual mais de 300 instituições apresentaram suas iniciativas e puderam trocar experiências sobre a implementação e operação de projetos que visam a promoção do desenvolvimento sustentável. “Foi um momento muito rico, onde pudemos conhecer iniciativas inspiradoras e contar um pouco mais sobre o trabalho que temos feito todos esses anos com o vôlei junto às crianças e adolescentes. Estamos muito satisfeitos por ter renovado o Selo ODS e continuarmos a contribuir para o alcance dos ODS”, destacou Fernanda Cotrim.
Ela reforçou que o Compartilhar é signatário do Pacto Global das Nações Unidas para promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS desde 2018, trabalhando o tema de maneira complementar ao ensino do voleibol e os valores de cidadania. Durante as atividades desenvolvidas pelos professores e coordenação, eles trabalham com os alunos diversos ODS, dando exemplos práticos de atitudes que podem ser tomadas no seu dia a dia para um mundo mais justo e sustentável. Ações que os ensinam a serem mais conscientes, responsáveis e participativas dentro e fora da comunidade onde estão inseridos.
São parceiros institucionais do Compartilhar: Delírio Tropical, Editora Sextante e Bosisio Macedo Soares Advogados.