Inaugurados em março deste ano, núcleos Ortigueira e Telêmaco Borba participam de primeiro festival de minivôlei com jogos, oficinas e palestra sobre Sustentabilidade Florestal da Klabin
[caption id="attachment_8710" align="alignleft" width="300"] Alunos participam de jogos e ajudam na arbitragem durante Festival Internúcleos.[/caption]
O primeiro Festival Internúcleos da garotada que frequenta as aulas de minivôlei do projeto Vôlei em Rede nas cidades de Ortigueira e Telêmaco Borba/PR teve como tema principal a sustentabilidade. Os alunos da categoria Mini 3x3 (11 e 12 anos) e alguns colegas de categorias mais avançadas se reuniram no Colégio Estadual Wolff Klabin, no dia 15 de setembro, e participaram de vários jogos de minivôlei, de uma palestra ministrada por funcionários da Klabin – maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e parceira dos Núcleos Paraná – e de oficinas de arbitragem, produção de certificados e fotos. Além de tudo isso, as crianças e adolescentes ainda puderam conhecer um pouco mais da história dos 20 anos do projeto no Paraná por meio de uma linha do tempo exposta no ginásio.
Durante a manhã, o objetivo foi promover jogos com equipes formadas por integrantes de núcleos diferentes para favorecer a integração entre todos os alunos. A estratégia deu super certo e, ao longo do festival, a garotada fez várias novas amizades. “Eles estavam bastante ansiosos, falando muito do encontro com os alunos do outro núcleo. Estavam realmente esperando por este dia”, revelou o professor do Núcleo Telêmaco Borba, Gilson Luiz de Carvalho. Ao mesmo tempo em que algumas crianças e adolescentes jogavam, outras participavam da oficina de arbitragem para ajudar a apitar as partidas dos colegas. E antes mesmo da pausa para o almoço, os alunos foram até o auditório do colégio para assistir à palestra Sustentabilidade Florestal da Klabin apresentada pela especialista em ambiência florestal, Samantha Paiva.
[caption id="attachment_8711" align="alignright" width="300"] Sustentabilidade Florestal da Klabin: palestra é apresentada aos alunos do projeto Vôlei em Rede pela especialista em ambiência florestal, Samantha Paiva.[/caption]
Segundo Samantha, o propósito da palestra foi trabalhar mudanças positivas com os alunos. Para isso, ela explicou um pouco sobre o trabalho da empresa, sua área florestal, ações pensadas sobre sustentabilidade, fauna e flora, e fez questão de reforçar a importância da educação ambiental. Além disso, Samantha se preocupou em mostrar à garotada que hoje é possível trabalhar com tecnologia na área florestal, como no caso das imagens de satélite, já que cada vez mais as crianças e adolescentes têm acesso à internet muito cedo. “Existe muita informação on-line e é legal eles saberem disso. Daqui a pouco eles estarão no mercado de trabalho, assim como muitos de seus familiares que moram aqui na região”, disse a especialista.
O pai da aluna Kauanne Ribeiro da Luz, 14 anos, da categoria Vôlei do Núcleo Ortigueira, é motorista de caminhão da Klabin e ela gostou de entender mais sobre a empresa onde ele trabalha. “Eu não conhecia muita coisa. Eu gostei de saber que eles preservam os animais e as araucárias (árvore símbolo do Paraná) que estão entrando em extinção”, contou Kauanne. Já o colega Luis Carlos Matos, 12 anos, da categoria Mini 3x3 do Núcleo Telêmaco Borba, tem um vizinho e um tio que trabalham na empresa. Luis também prestou bastante atenção na palestra e explicou: “eles ensinaram para gente hoje que eles plantam 57 plantas por minuto. Bom se fosse assim em todas as empresas!”.
[caption id="attachment_8712" align="alignleft" width="300"] Oficinas de arbitragem, confecção de certificados e fotos compõem evento realizado no Colégio Estadual Wolff Klabin, no dia 15 de setembro.[/caption]
Depois da palestra os alunos entregaram aos representantes presentes da Klabin uma homenagem em papel reciclado, feita, é claro, artesanalmente por eles mesmos. A diretora do colégio também recebeu o presente no final do evento. “Eles gostaram bastante de participar desta atividade! Eles não tinham ideia de como funcionava a produção do papel reciclado!”, contou o professor do Núcleo Ortigueira, Giovani Biancardi. No período da tarde, a garotada ficou à vontade para escolher suas equipes e os jogos continuaram em clima de muita diversão. Paralelamente também aconteceram as oficinas de fotos e de produção de certificados que foram trocados entre os participantes no encerramento do festival.
Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná: Governo do Paraná e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte: Unilever, Klabin e com apoio da Sanepar.
Veja os depoimentos de dois alunos do projeto Vôlei em Rede sobre a palestra realizada pelos parceiros da Klabin:
Depoimento aluna Kauanne da Luz.
Depoimento aluno Luis Carlos Matos.
Fotos: Divulgação IC.