Área restrita SIGIC

27/10/2025

O Núcleo Guaratuba/PR realizou, no dia 27 de outubro, o Festival ODS, reunindo 42 alunos do projeto Vôlei em Rede para uma tarde de aprendizado, brincadeiras e reflexão sobre a importância da sustentabilidade.

Com o tema central voltado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, o evento trouxe vivências práticas e lúdicas que estimularam a consciência ambiental e social entre os participantes.

As atividades incluíram o jogo “Lixeira Certa”, que trabalhou o tema da reciclagem; a dinâmica “Água é Vida”, sobre o consumo responsável de água; e o exercício “Manchete às Cegas”, que destacou a importância da acessibilidade e da escuta ativa.

“Eu gostei muito do jogo das lixeiras. Foi divertido pegar os cones e colocar na lixeira certa. E os jogos de vôlei depois foram muito legais”, contou Nei Paulo Dallazen, 12 anos, aluno do Mini 3x3.

Para Alexia Larissa Gomes de Mello, 13 anos, do Mini 4x4, a experiência foi marcante: “Achei legal o jogo da água. Tentei não derrubar as garrafinhas e consegui. Depois disso joguei com meus amigos e ganhei uma medalha linda.”

Além da diversão, o festival também proporcionou momentos de empatia e cooperação.  “Adoro todos os festivais, mas esse foi diferente. Gostei de brincar com os colegas vendados. Minhas amigas me ajudaram e eu as ouvi com atenção”, contou Maria Clara Schwingel, 13 anos, do Mini 4x4.

O Festival ODS reforçou a proposta do Instituto Compartilhar de unir esporte, educação e cidadania, mostrando que o vôlei é uma poderosa ferramenta para formar pessoas conscientes e responsáveis com o meio ambiente e com a comunidade.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, Volvo, Klabin, Colégio Positivo, Instituto Stone, Rumo, Cimento Itambé, S&C Electric Brasil, Arotubi, Sysmex, RDP, Unimed Paraná e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.