Área restrita SIGIC

15/05/2024

O Festival Interagindo reuniu nesta quarta-feira (15 de maio) alunos do projeto Vôlei em Rede dos núcleos Vigário Geral e Ramos no Rio de Janeiro/RJ e contou com a participação especial da SH - Fôrmas, Andaimes e Escoramentos. A empresa é parceira do Instituto Compartilhar e dos núcleos do projeto na cidade carioca, via Lei de Incentivo do Esporte.

O objetivo do evento foi promover a integração de alunos de diferentes escolas do projeto. Por isso, ao chegar na Escola Municipal República do Líbano, onde acontecem as aulas no Núcleo Vigário Geral, os alunos da Escola Municipal João Barbalho, onde acontecem as aulas do Núcleo Ramos, foram recebidos com uma salva de palmas no corredor da amizade formado pelos colegas de projeto, professores e voluntários que atuaram no festival.

“No evento nossos alunos puderam conhecer um dos nossos parceiros e conseguiram entender a importância da contribuição deles para que o projeto possa acontecer nas escolas deles. Além disso, aprenderam um pouco da logística da empresa SH através da atividade proposta com o parceiro e ainda homenageamos dois grandes professores que estão completando 10 anos de projeto”, contou a coordenadora local dos núcleos do Rio de Janeiro, Renata Regis.

Ao todo, cerca de 120 crianças e adolescentes foram divididos em equipes mistas compostas por alunos das duas escolas que jogaram entre si. Ao final de cada partida, a equipe vencedora ganhava uma peça para montar um andaime em cartolina que deveria sustentar a logomarca da SH. Os vencedores foram os alunos que conseguiram montar a estrutura mais alta e representaram a sede da empresa no bairro de Ipanema.

“A atividade com a dinâmica do andaime foi muito bacana e o pessoal da SH ajudou. As crianças colocaram capacete para montar o andaime e ficou muito show de bola. Deu para todo mundo montar, brincar e, claro, jogar muito vôlei”, contou o analista de projetos do Instituto Compartilhar e coordenador dos núcleos do Rio de Janeiro do projeto Vôlei em Rede, Gabriel Jungles.

Ação que contou com a colaboração de voluntários da SH que estiveram no evento e reforçou a importância da parceria entre a empresa e o Instituto Compartilhar. “Acreditamos no Compartilhar e em como ele atua fazendo diferença na vida de tantas crianças, através do esporte, com viés de transformação de vidas. Muito mais do que ensinar vôlei, a intenção do projeto é mudar para melhor a vida de crianças, que poderiam não ter contato com o esporte. Ex-alunos do projeto se formaram professores, por exemplo, e agora ajudam a transformar a vida de outros jovens, o que é incrível”, afirmou o gerente de marketing da SH, Bernardo Cardoso.

Para a garotada o importante foi jogar, fazer novas amizades e se divertir neste dia especial. “O evento foi incrível, interagimos um com o outro e nos divertimos bastante. Obrigado SH por ser parceira do nosso projeto e está ajudando a gente aqui”, disse Davi Barcelos, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei do Núcleo Ramos.

Sentimento compartilhado pela colega do outro núcleo que também falou da importância do projeto para ela e todos os outros alunos das escolas municipais do Rio de Janeiro. “O projeto é algo muito importante para mim e para todos que estão aqui no evento”, disse Rayssa Rodrigues, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei do Núcleo Vigário Geral.

HOMENAGEM – Ao final do evento, os professores Felipe Costa Monteiro e Patrícia Cardoso Monteiro também foram homenageados pelos seus alunos. Em 2024 eles completam 10 anos de atuação no projeto Vôlei em Rede.

Eles receberam um certificado de agradecimento e reconhecimento por fazer parte da história do Instituto Compartilhar. “É uma honra fazer parte dessa equipe que faz a diferença na vida de cada aluno. A escola percebe a mudança do aluno quando entra para o projeto e isso faz a diferença! Estamos aqui para contribuir um pouquinho nessa transformação e tornar pessoas melhores”, disse a professora Patrícia.

O professor Felipe concorda. “Para mim é muita felicidade poder fazer parte da família Compartilhar. Quando comecei não sabia nada de vôlei, o Instituto Compartilhar me capacitou, acreditou em mim e a gente vai vendo essa transformação social acontecer assim diante dos nossos olhos. Algo que realmente encanta”, disse.

Ele contou o exemplo da Rafaela, uma de suas ex-alunas que deu apoio ao festival e esteve presente no primeiro dia de aula, quando o projeto foi inaugurado, em março de 2014. “Ela estava lá hoje com a gente e isso é motivo de muita felicidade. Você poder acompanhar esse crescimento humano dos alunos em relação aos valores e é muito gratificante poder compartilhar esse trabalho com toda a equipe do Compartilhar”, destacou.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.