Área restrita SIGIC

30/06/2024

Em 2024 o Instituto Compartilhar e a Stone, agora com o recém-criado Instituto Stone, celebram 15 anos de parceria transformando vidas por meio do esporte. Viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, o apoio tem tido um impacto profundo e duradouro na vida de crianças e adolescentes que, preferencialmente, são alunos e alunas de escolas públicas.

“Contar com parceiros que acreditam na nossa causa e na maneira como trabalhamos é um dos principais objetivos do Compartilhar. As mudanças e transformações que buscamos na garotada somente vêm com o tempo, e ter uma empresa do porte da Stone ao nosso lado por tantos anos é incrível. Agora, com o Instituto Stone, estamos estudando novas ações que estreitarão ainda mais esta parceria”, destacou Luiz Fernando Nascimento, o Nando, gerente executivo do Instituto Compartilhar.

Foco da parceria, o projeto Vôlei em Rede conta com 38 núcleos ativos no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo que, juntos, atendem anualmente cerca de 3,2 mil crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos. Com base na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, eles aprendem habilidades técnicas do esporte e valores como cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia, que são fundamentais para a formação de seres humanos mais ativos.

“O Instituto Stone tem uma frente prioritária de investimento para educação de jovens talentos e um dos seus pilares é o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes. Neste sentido, o Instituto Compartilhar faz isso com maestria por meio do esporte, onde as crianças podem criar laços e desenvolver suas habilidades socioemocionais. Por isso, vemos muito valor na parceria com esse projeto e na sua capilaridade”, disse Ana Júlia Oliveira, Gestora do Portfólio Social do Instituto Stone.

Foto: Carlos Eduardo Fotografia

Além disso, as ações têm os resultados mensurados e comprovados por meio de pesquisas de percepção que são aplicadas periodicamente com os alunos, seus pais e responsáveis e professores. Em 2023, dos 481 alunos entrevistados, 76% relataram que passaram a praticar mais atividades físicas após ingressar no projeto e 81% mencionaram melhorias nos hábitos de vida, tornando-se mais saudáveis. Já 93% dos pais e responsáveis confirmaram que observaram mudanças positivas no comportamento de seus filhos, evidenciando a abrangência do impacto do projeto.

“O Instituto Compartilhar tem alguns pontos que a gente vê muito valor na hora de selecionar projetos. A gestão de dados e de comprovação de resultados é ímpar e bem desenvolvida, e esse é um dos pontos que a gente vê com importância para seguir com a parceria no futuro”, destacou a Gestora.

Somado a esse trabalho, os professores e profissionais que atuam no projeto também trabalham com os seus alunos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual o Instituto Compartilhar é signatário desde 2018. As atividades e eventos desenvolvidos promovem reflexões quanto a temas como direitos humanos, saúde e bem-estar, e promoção da paz, que são discutidos de maneira integrada, reforçando a importância do desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Tudo isso garante um futuro promissor para a continuidade dessa parceria que promete ainda mais avanços e conquistas. Como garante Ana Júlia, que esteve no Festival Olímpico promovido pelo Núcleo Central - Curitiba/PR, do projeto Vôlei em Rede, no início de junho: "É muito gratificante acompanhar de perto o trabalho realizado para o desenvolvimento humano por meio do esporte e observar as crianças demonstrando comportamentos de cooperação, autonomia e liderança durante os jogos, à medida que avançam de fase. Com certeza isso é muito importante para o desenvolvimento delas e estamos comprometidos em continuar apoiando iniciativas que promovam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes", disse.